Gestão do Chão de Fábrica
Automação de Coletas de Dados da Produção

PCP Master (MES)

O Sistema de Gerenciamento de Produção PCPMASTER se apresenta como uma ferramenta de grande utilidade no dia-a-dia das empresas, uma vez que possibilita obter as ocorrências de cada máquina em tempo real, ou seja, ON-LINE, fazendo com que possam ser tomadas as ações necessárias com rapidez e eficácia.
A Solução é uma demonstração muito clara do que pode-se alcançar quando se alia as áreas de Hardware e Software em um só produto com o objetivo de proporcionar aos usuários informações de grande valor no dia-a-dia das empresas.
A IHM (Interface Homem Maquina) é acoplada à máquina, e interligada através de uma rede local, ou wireless (sem fio). Com apenas um sinal de ciclo enviado pela máquina, o sistema monitora o STATUS da máquina, sem interferência do operador. Através da IHM o operador recebe as informações relativas à produção, dentre elas: Número da OS, Código do produto, Código de Operação, Número de ciclos a produzir (SISTEMA PCP). O operador pela IHM pode indicar os motivos de parada, motivos/quantidades de rejeição, alteração do número de cavidades e também informar o número do seu registro.
A IHM possui um recurso de programação DIRETA, ou seja, o próprio operador informa através da IHM os produtos que irá produzir. (SISTEMA KANBAN). Em uma eventual interrupção com o SERVIDOR, a IHM armazena durante 24 Horas as informações relativas à produção, garantindo assim a integridade das informações mesmo em OFF-LINE.
A IHM ainda exibe as informações dos índices de: Disponibilidade, Produtividade, Qualidade e O.E.E, gerando assim a confiabilidade da informação On-line.Na tela de Status On-Line podemos visualizar o status atual de todas as máquinas que estiverem conectadas ao Sistema. De uma forma rápida e clara podemos saber quais as máquinas que estão paradas com o motivo e duração, operadores que estão nas máquinas, quantidade de produtos que já foram produzidos, quantidade rejeitada, Disponibilidade, Produtividade, Qualidade, OEE, Variação de Ritmo, Previsão de Produtos Hora, Tendências, Tempo de Ciclo, Produção por Turno, Previsão de Término da Ordem, enfim todos os dados necessários para uma tomada de decisão rápida e eficaz.
Outro grande recurso desta tela é a visualização em forma gráfica do calculo do O.E.E e Variação de ritmo, tendo como facilitador da visualização a própria cor do gráfico que indica a situação da máquina (vermelho = abaixo do desejado/ verde = dentro do esperado).

Relatórios Gerenciais para tomada de ação e análise comparativa entre turno, data, mês, ano ou entre datas.


MTBF | MTTR | MTTA

O MTBF (Mean Time Between Failures – Tempo Médio Entre Falhas) e o MTTR (Mean Time To Repair – Tempo Médio para Reparo) são dois indicadores mundialmente adotados e, juntos, vão definir a Disponibilidade da aplicação (equipamento, sistema ou instalação).

Tempo Médio Entre Falhas (MTBF): É a média de tempo entre uma parada e outra;
Tempo Médio Para Reparo (MTTR): É o tempo médio gasto durante uma intervenção no processo;
Tempo Médio atendimento (MTTA): É o tempo médio de atendimento.


Gestão a Vista / Cadeia de Ajuda

O Andon, é uma das ferramentas utilizadas pelo Lean Manufacturing, é uma forma de gestão à vista das ocorrências e resultados do local de trabalho, apresentando nas formas de quadros, sinalizadores sonoros ou visuais.O operador solicita a ajuda de técnicos, engenheiros e demais profissionais para resolução de um determinado problema, através da IHM (Interface Homem Maquina) e esta informação é visualizada por todos no painel, TV, Monitor que a empresa adotou.No mesmo conceito a EGA Engenharia trabalha também com o conceito de cadeia de ajuda, ou seja, focando as ações em departamentos distintos, possibilitando desta forma uma ação imediata. Podemos dar como exemplo a manutenção onde quando o operador informa o motivo de para que seja de responsabilidade deste setor, já é acusado ON LINE na cadeia de ajuda.


Linha do Tempo

Permite ao usuário analisar na mesma as ultimas 24 horas do recurso, podendo detalhar o evento seja ele produção, parada, entre outros.


WIP (Work in Process)

Permite que toda a produção em processo seja monitorada com as devidas regras e arranjos. Permite identificar o saldo de uma operação anterior.


Stop Notifier

Permite parametrizar os eventos coletados pela IHM para que sejam enviados de forma progressiva por Hierarquia, por Exemplo:
As 10h uma mensagem foi enviada ao Manutentor alertando sobre uma parada, se em 10 minutos o operador não se identificar na maquina e informar uma ação, um alerta é enviado para o Líder do turno, 20 minutos depois o alerta é enviado ao gerente e assim por diante.
Módulo 100% parametrizado pelo próprio cliente, inclusive criação dos modelos de e-mail.


DNC

Através da IHM o programa já é carregado automaticamente no recurso/maquina, via serial. Não é necessário o carregamento manual deste programa. A concentração e organização dos mesmos são realizadas no servidor.


Scheduler

O Módulo Scheduler foi criado para facilitar o trabalho do PCP na programação. Uma das vantagens do Scheduler (Carga máquina) é que está ON LINE com a fábrica, ou seja, caso ocorra na máquina uma parada NÃO PREVISTA e até mesmo uma variação de ritmo ( ciclo ) , o próprio Scheduler recalcula os tempos , mostrando o “gargalo” da fábrica.


Supervisórios

O Módulo Supervisório é totalmente parametrizado ao processo do cliente. Possibilita a coleta de dados de diversos pontos, possibilitando o monitoramento e até a intervenção através do software.

Contato

A TNX Brasil está à disposição para mais informações, dúvidas e consultoria.