Portonave é medalha prata em classificação global de sustentabilidade empresarial

Terminal Portuário de Navegantes, no Litoral Norte, se classificou entre as 15% melhores empresas avaliadas pela EcoVadis no último ano

Primeiro terminal privado do Brasil, em Navegantes – Foto: PORTONAVE

Portonave, empresa responsável pelo primeiro terminal privado de contêineres do país em Navegantes, conquistou a Medalha de Prata pela EcoVadis, fornecedor mundial de classificações de sustentabilidade empresarial.

O reconhecimento classifica a Portonave entre as 15% melhores empresas globais avaliadas pela plataforma nos últimos 12 meses.

A partir de um questionário de mais de 200 perguntas, mediante apresentação de evidências para comprovação das práticas sustentáveis, o terminal obteve 68 pontos em uma escala de 0 a 100.

São analisados sete indicadores de gestão por meio de 21 critérios de sustentabilidade em quatro temas: Meio ambiente, Compras sustentáveis, Práticas trabalhistas e direitos humanos e Ética.

O reconhecimento classifica a Portonave entre as 15% melhores empresas globais avaliadas pela plataforma nos últimos 12 meses. – Foto: PORTONAVE

Infraestrutura sustentável

A companhia possui 18 Rubber Tyred Gantry (RTG) eletrificados, guindastes para movimentação de contêineres, o que reduz em 96,5% a emissão de gases poluentes dos equipamentos, adquiridos por R$ 25 milhões.

Em 2022, adquiriu a primeira Eco Reach Stacker da América Latina, com redução de 40% da emissão de gases de efeito estufa.

Em 2023, totalizou 318 placas solares instaladas, que geram cerca de 18.000 kWh/mês (216.000 kWh/ano).

No mesmo ano, obteve o certificado I-REC, em que atestou que todas as  emissões indiretas de gases de efeito estufa associadas ao consumo de energia elétrica foram compensadas.

Neste ano, iniciou as operações de um Terminal Tractor 100% elétrico, ou seja, sem emissão de gases poluentes. O intuito é avaliar a troca da frota atual, que conta com 40 Terminal Tractors.

Valorização das Pessoas

Em junho, o Terminal recebeu novamente a certificação Great Place to Work (GPTW), com uma nota de 82 pontos, um reconhecimento importante em relação à gestão de pessoas.

Como uma das iniciativas de destaque, a empresa realizou o Programa de Massoterapia para pessoas com deficiência visual da região, com a formação de nove alunos, sendo cinco contratados pela empresa.

Em 2023, 172 mil pessoas foram impactadas em 40 projetos apoiados pela Portonave.

Treinamento para pessoas com deficiência visual resultou em 5 contratações pela empresa – Foto: PORTONAVE

Ética e governança

As ações da empresa estão de acordo com o Código de Conduta e a Política Antissuborno.

Há três anos, a Portonave é certificada na ISO 37001 (Sistema de Gestão Antissuborno), sendo pioneiro entre os terminais portuários no país.

Em 2023, foram ministradas cerca de 195 horas de treinamentos em temáticas relacionadas à ética e à integridade com os profissionais, como uma palestra com o professor Mário Sérgio Cortella no Dia Internacional Contra a Corrupção (8 de dezembro).

Beatriz Nunes,Itajaí

Reprodução de NDMais

 

Compartilhe: