Este artigo é embasado em pesquisas bibliográficas e pontua a necessidade das empresas estarem atentas à inovação para manter-se no mercado. A gestão de projetos tem o papel do planejamento do produto desde a concepção da ideia até o lançamento no mercado, sempre analisando os riscos e acompanhando todas as etapas para o sucesso do novo produto.
Uma vez a empresa ter segmentado cuidadosamente o mercado, escolhido seu público-alvo, identificando suas necessidades e seu posicionamento de mercado desejado, ela está preparada para desenvolver e lançar novos produtos apropriados.
A área de marketing desempenha uma função muito importante nesse processo, ela participa ativamente com outros departamentos de todos os estágios do processo de desenvolvimento do novo produto, em vez de deixar o departamento de pesquisa e desenvolvimento realizar todas as atividades do processo (KOTLER, 1998).
O termo pesquisa e desenvolvimento, ou P&D, tem um significado comercial que independente da associação tradicional com pesquisa e desenvolvimento são administradas por unidades especialistas ou centros de pesquisas de empresas, universidades ou agências do Estado.
Boa leitura!