O uso da inteligência artificial tem crescido no Brasil nos últimos anos, o que tem aumentado o interesse do mercado e de empresas na sua implantação. É o que mostra a pesquisa “Panorama da IA no início de 2024: a adoção da IA Generativa aumenta e começa a gerar valor”, apresentada em maio pela consultoria McKinsey.
O estudo revela que o uso da IA está presente no âmbito corporativo, com 72% das empresas brasileiras que usam a tecnologia, representando um aumento de 17% em relação a 2023.
Segundo especialistas que participaram do evento IA Conference Brasil, voltado para educação, tecnologia e negócios em inteligência artificial, que aconteceu na quarta-feira (21), em São Paulo, há um consenso sobre o aumento do uso da tecnologia, devido aos benefícios e vantagens, sendo um caminho sem volta que transforma a sociedade.
Para Guilherme Silveira, executivo e cofundador da Alura, responsável pelo evento IA Conference Brasil, a inteligência artificial já está no nosso dia a dia e as pessoas não percebem, pois a tecnologia está presente nos celulares, corrigindo fotos e vídeos ou em alguma demanda de trabalho, em alguma prestação de serviço atendendo as pessoas.
“Porque está ficando cada vez mais natural, como as fotos, que ficaram naturais. A gente nem percebe que está usando”, ressalta o executivo.
Ao mesmo tempo, Silveira avalia que a IA ajuda a economizar dinheiro, otimizar processos e melhorar o potencial humano.
“Ela vai melhorar o desenvolvimento de processos humanos para acelerar a produção, permitindo que se faça mais com a mesma quantidade de pessoas”, argumenta Silveira.
Além disso, o executivo enxerga que a inteligência artificial pode ajudar muito o ecossistema educacional, apoiando os professores e transformando a educação tradicional, pois a inteligência artificial trará acesso a novos conhecimentos e suporte para os estudantes.
“Se eu tenho um aluno que precisa de mais exercícios sobre um certo assunto, e ele está em um momento em que preciso diferenciar as atividades — seja com exercícios mais complexos ou mais simples —, a aplicação da IA torna-se um diferencial que ajuda os professores”, avalia.
Tendências de IA para empresas
Especialistas em conferência apontam tendências para IA nas empresas em 2025 | Cido Coelho/SBT News/Imagem gerada por IA
Além disso, durante o evento, algumas tendências foram apontadas para as empresas em 2025.
A evolução do mercado das IAs generativas, com o aumento do poder computacional, computadores mais rápidos e operações integradas com o uso da inteligência artificial, estão entre as possibilidades que podem ser exploradas no próximo ano. Confira abaixo mais detalhes:
- IAs generativas: A projeção da Bloomberg Intelligence (BI) indica que o mercado de IAs generativas atingirá US$ 1,3 trilhão até 2032. Com isso, GPUs e hardware de alto desempenho, que contribuem para o funcionamento desta tecnologia, serão essenciais para apoiar soluções baseadas em Grandes Modelos de Linguagem (LLMs).
- Aprendizado de Máquina Quântico (QML): A combinação da computação quântica com aprendizado de máquina promete otimizar o processamento de dados, criando novas oportunidades no futuro da tecnologia.
- Operações de IA nas empresas: Práticas que otimizam o desenvolvimento e operação de IA permitem às empresas maior eficiência e redução de custos, gerando valor real.
- Banco de dados com Copilot: A ferramenta Copilot da Microsoft, integrada ao SQL do Azure, auxilia empresas que precisam de um poder computacional robusto.
Texto e fotos Cido Coelho