Gerenciamento do Ciclo de Vida dos Fornecedores [SLM]

Desafio

À medida que os negócios globais continuam evoluindo, caracterizados por produtos com ciclo de vida mais curtos, consumidores  mais exigentes, demanda e oferta crescentes e pressão contínua sobre os custos, o Gerenciamento do Ciclo de Vida dos  Fornecedores (SLM – Supplier Lifecycle Management) se tornou mais crítico do que nunca.

O SLM é a chave para enfrentar esses desafios e criar relacionamentos transparentes e consistentes na cadeia de suprimentos. O  conceito de SLM está ajudando as empresas a identificarem os fornecedores corretos e a estabelecer uma relação de valor, além  de reduzir custos e riscos, concentrando-se na qualidade durante todo o processo, resultando em uma verdadeira vantagem  competitiva.

Solução

O SoftExpert SLM fornece ferramentas para que as organizações possam gerenciar fornecedores ao longo do ciclo de vida de um  relacionamento. Por meio de uma visão de 360° da cadeia de suprimentos, a solução permite que os relacionamentos sejam  rastreados desde a identificação e qualificação inicial do fornecedor, até o gerenciamento de desempenho e racionalização da  base.

A solução permite que as empresas publiquem portais Web e formulários personalizados, nos quais os próprios fornecedores  podem inserir as informações referentes a seus produtos e serviços, licenciamento, certificações, dados financeiros, experiência  em saúde e segurança, histórico de projetos e qualificações de pessoal. O SoftExpert SLM também ajuda a identificar quais  fornecedores devem ser auditados com maior rigorosidade com base em suas pontuações de risco. O software facilita a realização  de avaliações com base em políticas, leis, regulamentos, normas e outros requisitos de conformidade.

Por meio dos recursos completos para gestão de contratos, o SoftExpert Supplier Lifecycle Management gera as minutas de  contrato a partir de modelos padrão, preenchidos automaticamente com as informações do fornecedor. As empresas podem  definir fluxos de trabalho automatizados e regras de negócio personalizadas para roteamento e aprovação de contratos,  garantindo que as informações sejam revisadas e aprovadas antes de qualquer adjudicação de contrato. Como resultado, as  empresas podem gerenciar contratos de maneira mais rápida, inteligente e econômica.

O processo de compras, desde a pesquisa de  itens até o recebimento de faturas e  autorização de pagamento, é automatizado  pelo SoftExpert SLM e pode ser integrado ao  gerenciamento de contratos.

Os compradores  adquirem o produto exato, do fornecedor  correto, pelo preço negociado e recebem no  prazo acordado, reforçando a conformidade  com as políticas e fornecendo visibilidade e  controle completos do andamento dos  pedidos de compra. O controle eletrônico do  processo de pagamento de faturas, otimiza as  agendas de pagamento, mitigando fraudes e  evitando erros operacionais, aumentando a  velocidade e a eficiência do processo.

O SoftExpert SLM ajuda a garantir que o  material recebido dos fornecedores atenda  aos mais altos requisitos de qualidade,  visando manter os processos em andamento  de maneira eficiente. Com recursos para  gestão de não conformidades e ações corretivas, a solução otimiza os processos de investigação e resolução de desvios, permitindo solucionar os defeitos do fornecedor  antes que eles impactem os processos da organização. 

As empresas podem acompanhar os fornecedores através do  monitoramento de indicadores, para identificar tendências e mudanças no desempenho. A solução permite a comparação de  desempenho dos fornecedores ao longo do tempo e destaca aqueles que apresentam os melhores resultados.

Recursos

  • Ferramenta para mapeamento e automação de processos com interface amigável.  
  • Modelagem de formulários eletrônicos, com integração a processos e fontes de dados.
  • Ishikawa e outras ferramentas da qualidade, para uma análise de causas robusta e automatizada.
  • Simplicidade na avalição de riscos, fornecendo visões holísticas da cadeia de suprimentos e garantindo a conformidade.  
  • Ações corretivas para trazer fornecedores com baixo desempenho para o caminho certo.
  • Monitoramento de fornecedores em tempo real através de painéis e scorecards personalizados.

Benefícios

  • Identifica, avalia e qualifica rapidamente novos fornecedores.
  • Reduz o tempo, esforço e papel usados para criar, gerenciar e monitorar contratos.
  • Gerencia o risco do fornecedor para otimizar a maneira como você lida com os fornecedores em toda a empresa.  
  • Aumenta a visibilidade do cumprimento de obrigações regulatórias e contratuais.
  • Melhora a qualidade e o desempenho de entrega de seus fornecedores.  Garante um controle preciso das despesas com os fornecedores.
  • Reduz tempo e custos na execução de atividades e controles de conformidade.
  • Facilita a conformidade do fornecedor com seus padrões corporativos.
  • Simplifica o processo de gerenciamento de dados do fornecedor.  Protege a marca, a reputação e a continuidade dos negócios.