O artigo dessa semana faz uma reflexão sobre a distinção entre compliance e gestão de riscos no contexto da Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD). O tema é interessante para todas as empresas, especialmente em setores regulados como o financeiro.
Em muitas ocasiões os dois conceitos são tratados como sinônimos, o que pode levar a uma abordagem inadequada ou incompleta na prevenção de crimes financeiros, pois enquanto o compliance está voltado para a conformidade com regulamentações e normas estabelecidas por autoridades governamentais, a gestão de riscos adota uma perspectiva mais ampla e proativa, focada na identificação, avaliação e mitigação de ameaças antes que elas causem impacto na empresa.
Veja as diferenças entre os conceitos e amplie a sua visão e abordagem sobre como proteger as operações de uma empresa contra os riscos de lavagem de dinheiro. Ignorar as nuances entre essas duas abordagens pode resultar em lacunas de proteção, deixando a empresa vulnerável a fraudes, penalidades e danos à reputação.
Confira e boa leitura!
Quer saber como nossa solução pode transformar a gestão dos seus fornecedores?
Solicite uma demonstração gratuita e descubra todos os benefícios