Inteligência Artificial revoluciona gestão de processos e documentos nas empresas

Imagem: Canvas

SoftExpert destaca ganhos em eficiência, redução de erros, conformidade regulatória e economia de tempo com o uso de IA

A Inteligência Artificial (IA) está deixando de ser apenas uma tendência para se consolidar como um dos principais motores da transformação digital no mundo corporativo. De acordo com estudo da International Data Corporation (IDC), a IA deve contribuir com US$ 19,9 trilhões para a economia global até 2030 e representar 3,5% do PIB mundial. Neste cenário, empresas que integram a tecnologia em suas operações já colhem ganhos expressivos de produtividade e competitividade.

Especialista em softwares para conformidade, governança e excelência na gestão empresarial, a SoftExpert tem investido em soluções baseadas em IA para ajudar seus clientes a transformar a forma como organizam, acessam e utilizam informações. “Hoje, não basta automatizar processos: é preciso fazê-lo com inteligência. A IA permite eliminar gargalos, reduzir erros e dar agilidade à tomada de decisão com base em dados em tempo real”, afirma Fernando Engelmann, Diretor de Tecnologia da SoftExpert.

Como transformar processos com tecnologia?

Do reconhecimento inteligente de documentos à classificação automática de arquivos e preenchimento de formulários, os recursos de IA estão presentes em diversos módulos do SoftExpert Suite. A plataforma atua de ponta a ponta na gestão de conteúdos empresariais (ECM), processos de negócios (BPM), riscos corporativos (ERM), conformidade, entre outros. Entre os principais ganhos, destacam-se:

Eficiência operacional: tarefas repetitivas como arquivamento e indexação são automatizadas, liberando os times para focar em atividades estratégicas.

Redução de erros: com o Processamento Inteligente de Documentos (IDP) e Processamento de Linguagem Natural (PLN), a extração de dados é precisa, diminuindo falhas humanas.

Conformidade regulatória: os sistemas monitoram e auditam processos continuamente, reduzindo em até 25% os erros regulatórios, segundo estudos recentes.

Economia de tempo: recursos como busca inteligente e classificação automática otimizam fluxos e podem gerar uma economia de até 5 horas por semana por colaborador, segundo a Boston Consulting Group.

Além disso, o módulo “Copilot” da SoftExpert permite executar atividades como preenchimento inteligente de formulários, orquestração de serviços de IA, identificação de riscos e geração de planos de ação personalizados a partir de dados contextuais.

Passo a passo para a adoção da IA

A SoftExpert também orienta seus clientes sobre as melhores práticas para adoção da IA corporativa. O processo envolve oito etapas principais:

– Avaliação e diagnóstico: mapear processos manuais e determinar desafios e prioridades;
– Definição de objetivos e KPIs: estabelecer metas claras e indicadores de desempenho;
– Pesquisa e seleção de soluções: avaliar tecnologias e escolher uma solução integrada;
– Planejamento da integração: verificar compatibilidade com sistemas existentes e definir a arquitetura de dados;- Desenvolvimento de projeto-piloto: implementar em pequena escala e avaliar os resultados;
– Capacitação da equipe: treinar os colaboradores e oferecer suporte contínuo;
– Monitoramento e otimização: analisar KPIs e ajustar processos com base em feedbacks;
– Expansão: após validação, expandir o uso da IA e fazer revisões periódicas.

“A adoção da IA é uma jornada que vai além da implementação técnica. É preciso preparar as equipes, revisar os fluxos de trabalho e alinhar a tecnologia aos objetivos estratégicos da empresa. E isso exige planejamento, preparo e integração eficiente entre tecnologia e pessoas”, finaliza Engelmann.

Sobre a SoftExpert:

A SoftExpert é referência global em tecnologia para gestão empresarial, combinando inovação e conhecimento para elevar a eficiência organizacional. Atuante em mais de 50 países, atende 3 mil clientes e mais de 3 milhões de usuários. Com 12 subsidiárias internacionais – Brasil, México, EUA, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália, França, Portugal, Turquia, Austrália e Colômbia -, mais de 600 funcionários e uma rede de 300 parceiros estratégicos, a SoftExpert fortalece sua atuação global em setores diversos. Sua plataforma all-in-one de software para conformidade, governança e excelência operacional oferece soluções flexíveis e de alto impacto para organizações que buscam digitalização inteligente, aumento de produtividade e otimização de processos.

Reprodução de: SEGs

 

Compartilhe: