Já pensou em implementar a automação no RH?
Responsável por gerenciar tudo o que envolve os colaboradores, o departamento de Recursos Humanos é uma das áreas que mais possui dados e processos manuais dentro das companhias.
A implementação de tecnologias, como o RPA, é capaz de aumentar a eficiência dos processos de gestão pessoal. Além disso, reduz o tempo gasto em atividades repetitivas, que embora necessárias, não possuem valor agregado.
Um dos principais pontos do RH automatizado é permitir que os colaboradores deixem de lado as tarefas repetitivas e operacionais. Dessa forma, podem participar ativamente na criação de estratégias e resolução de problemas internos.
A automação no RH é fundamental para melhorar o desempenho da área e impulsionar os resultados positivos dos negócios.
O que é a automação no RH?
A automação no RH consiste em usar tecnologias para facilitar, otimizar e automatizar as tarefas internas do setor. O principal foco do RH deve ser a gestão de pessoas. Porém, tarefas repetitivas, manuais e sem valor agregado são grandes impeditivos.
Considerando que tarefas manuais com grande volume de dados são propensas a erros, investir em tecnologia para automatizar os Recursos Humanos é uma estratégia de redução de custos, aumento de performance e satisfação dos colaboradores.
Nesse sentido, a automação robótica de processos, ou o RPA, consiste na programação e uso de robôs que simulam as ações humanas. Uma ferramenta que padroniza e executa atividades repetitivas e demanda tempo de execução.
Diferentemente do que se pensa, o RPA é uma solução parceira do ser humano. Afinal, toma para si as atividades com pouco valor agregado e permite que os colaboradores trabalhem com seu intelectual. Assim, há maior agilidade na execução de tarefas rotineiras e precisão de resultados.
Exemplos de automação dos processos de RH
Há uma infinidade de atividades inerentes do setor que são beneficiadas com os tipos de automação disponíveis. Alguns exemplos de automação no RH são:
Gestão da folha de pagamento
Um dos processos mais onerosos em questão de tempo para o RH é a gestão da folha de pagamento. Muito suscetível a erros por causa dos cálculos e controles manuais, falhar na folha de pagamento pode acarretar inúmeros problemas para a organização: da insatisfação interna até questões relacionadas ao fisco e a legislação.
A automação no RH permite que um software confirme os dias e horas trabalhadas e calcule as taxas, descontos, e demais impactantes. Assim, a própria plataforma realiza a geração, processamento e pagamento de cada profissional, sem erros ou atrasos.
Além disso, a automação robótica processa os dados e proporciona maior controle sobre a jornada de trabalho de cada profissional.
Gestão de férias
A automação no RH atua com base em regras específicas para verificar as datas corretas para que cada colaborador possa tirar férias.
Além das considerações de calendário, o RPA irá calcular os descontos, abonos de falta e pode enviar notificações e avisos ao profissional.
Um dos benefícios no uso da automação é a integração com outros sistemas. Ou seja, de maneira automatizada outros departamentos, como contabilidade e financeiro, recebem notificações sobre a necessidade efetuar os pagamentos.
Acompanhamento da saúde mental e satisfação dos funcionários
Quando se fala sobre o capital humano de uma empresa, é preciso entender essas pessoas. Prezando, principalmente, por sua saúde mental, satisfação com o trabalho e ambiente organizacional.
Por isso, pesquisas de clima organizacional devem ser realizadas periodicamente. Será para elaborar perguntas, criar formulários e coletar informações pelas respostas, que a automação no RH irá agir.
O RPA é uma solução que irá lançar e monitorar a pesquisa em massa, organizando e analisando os dados para gerar relatórios informativos.
Triagem para contratação
Naturalmente a escolha de talentos é um dos processos mais demorados do RH. Afinal, demanda de uma busca minuciosa e análise de cada currículo para encontrar o candidato ideal. Esse é o fluxo de atividades que é facilitado, agilizado e recebe bem os benefícios da automação.
Incluir a automação no RH para o processo de contratação exigirá a configuração do robô com foco em extrair os dados do candidato do site ou sistema e pré-selecionar os currículos com base nas exigências do cargo.
A automação robótica de processos permitirá ordenar as candidaturas, reduzir o tempo de leitura de currículos, reduzir vieses de seleção e acelerar o fechamento de vagas.
Outros exemplos aplicáveis da automação no RH
Além desses processos listados, o RPA é uma ferramenta bastante ampla e pode atuar na gestão e armazenamento de dados, cadastramento e divulgação de vagas, na admissão e desligamento de colaboradores. Além de proporcionar maior controle e análise de licenças médicas, fator importantíssimo para acompanhar a saúde dos colaboradores.
A automação no RH melhora a comunicação interna mantendo os colaboradores sempre informados e aptos para exercer suas tarefas. Também contribui na integração de novos funcionários e no monitoramento de indicadores.
Não perca mais a eficiência e o tempo de seus colaboradores com processos demorados e manuais. Converse com os especialistas da TNX Brasil conheça nossas soluções e consiga grandes benefícios ao implementar a automação no RH do seu negócio.
www.tnxbrasil.com.br | contato@tnxbrasil.com.br | (31) 9627 9272
Gostou do conteúdo? Acesse outros materiais interessantes:
BLOG DO SÁBIO