A gestão de fornecedores desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer organização. Cada vez mais as empresas estão cientes de que devem se integrar e colaborar com os fornecedores para se manterem competitivas e dar o próximo passo em direção à excelência. O avanço das tecnologias e a globalização trazem como consequência a possibilidade de contratação de fornecedores de qualquer parte do mundo, bem como a redução do ciclo de vida de materiais e produtos. Por isso, os processos de seleção, avaliação e homologação de fornecedores vêm se tornando mais criteriosos.
Muitas das empresas líderes de mercado hoje estão executando tão bem a gestão do fornecedor que se tornou um diferencial em relação aos concorrentes próximos. As estratégias empregadas para atingir esse nível estão sempre amadurecendo e melhorando.
Embora cada empresa deva adotar práticas que se alinhem à sua categoria de produtos ou serviços existem alguns elementos que todo programa de gestão de fornecedores bem-sucedido deve abranger. A seguir, trago cinco práticas essenciais para garantir sucesso em qualquer processo de gestão de fornecedores.