Desmistificando a Governança de Processos

Muito Além de um Escritório de Processos ou BPM

Algumas pessoas utilizam  a terminologia Governança de Processos como sinônimo de Escritório de Processos. Mas não é sinônimo!

Portanto, é um erro equiparar a Governança de Processos a um Escritório de Processos ou mesmo confundir ambos os termos com o BPM. Embora tenham uma interrelação necessária e importante, esses conceitos possuem funções distintas.

E sobre BPM, aí está uma sigla que também é importante se entender ou relembrar (para quem já conhece)! Inclusive até hoje eu me deparo com BPM sendo referenciado como metodologia: e não é! BPM utiliza, contém metodologias, mas é muito mais do que isso. BPM deve ser entendido como uma disciplina de gestão habilitada por tecnologias. De acordo com o BPM CBOK 4:

“Gerenciamento de Processos de Negócio (Business Process Management – BPM) é uma abordagem de gerenciamento disciplinada para identificar, projetar, executar, documentar, medir, monitorar e controlar processos de negócio, tanto automatizados, como não automatizados, para alcançar resultados consistentes e direcionados, alinhados aos objetivos estratégicos da organização. O BPM envolve a definição deliberada, colaborativa e, cada vez mais assistida, por tecnologia, melhoria, inovação e gerenciamento de processos de negócio de ponta a ponta que direcionam resultados de negócio, criam valor para os clientes e permitem que uma organização atinja seus objetivos de negócio com mais agilidade.” (ABPMP, 2020)

Continue lendo:

Buscando mais eficiência e conformidade em suas operações? Nossos especialistas podem ajudar a identificar as melhores estratégias para sua empresa.

Fale com a gente hoje mesmo!

 

Compartilhe: