Gestão de inovação: Como colocar em prática

Em primeiro lugar, o que é gestão de inovação?

Hoje, você já pensou em um negócio de sucesso sem inovação? Acho que sua resposta foi não, não é mesmo? E essa resposta já nos diz algo: gerenciar a inovação hoje é a base do futuro. O primeiro passo para que isso aconteça é adotar a gestão da inovação em seu negócio.

Mas afinal o que é inovação? A definição de inovação é a criação de algo inusitado a partir de algo já existente, seja uma tecnologia, processo, produto, serviço ou negócio. E a gestão da inovação? O papel da gestão da inovação é gerenciar o sistema de implementação de ideias inovadoras, desde a participação de colaboradores, parceiros e clientes na geração de ideias até os resultados finais.

Melhor dizendo, o processo de gestão da inovação é responsável pela determinação da quantidade de etapas e procedimentos que serão envolvidos no sistema de inovação da organização e quais recursos humanos, financeiros e técnicos serão utilizados. Sendo assim, a gestão da inovação é de extrema importância para uma organização, pois ela cria os métodos e as estruturas para gerar, testar e colocar em prática ideias inovadoras para melhorar o seu negócio.

Você deseja fomentar os resultados do processo de inovação na sua empresa? Então, acompanhe as dicas deste post!

Inicie aos poucos

A primeira dica essencial deste post é: inove independentemente do tamanho, setor e domínio de sua empresa/negócio. É importante você ter em mente que a única maneira da sua organização se preparar para competir nesse mercado cada vez mais competitivo é por meio de profundas mudanças estruturais que são fundamentais para garantir sua longevidade. No entanto, é claro que as empresas não precisam mudar da noite para o dia e se tornarem disruptivas. A inovação pode acontecer gradualmente, começando aos poucos e, à medida que a gestão da inovação amadurece, o nível de risco a ser assumido pela empresa e a quantidade de investimento em projetos podem aumentar com base nas lições já aprendidas, mas não perca mais tempo, e inicie minimamente aos poucos.

Estabeleça o significado de inovação para a sua organização

 Antes de iniciar qualquer atividade relacionada a inovação, as empresas devem determinar de forma clara e de simples entendimento o que é, e o que não é inovação para o seu negócio. Compreender esse conceito auxilia a organização a encontrar métodos e ferramentas para seu alinhamento estratégico e engajamento dos colaboradores.

 Implemente uma cultura de inovação

Não pense que para você iniciar processos de inovação você precisa recrutar novos profissionais criativos e inovadores. Seus atuais colaboradores podem ser inovadores! E a gestão da inovação comprova isso, sistematizando como processar, incentivar e implementar ideias geradas por seus colaboradores, parceiros e clientes e convertê-las em soluções.

Entretanto, a gestão da inovação só terá sucesso se a estrutura organizacional da empresa estiver aberta a novas ideias e disposta a investir nos projetos de inovação. Para que isso seja possível, deve haver uma cultura voltada para a inovação, incentivando os colaboradores, por exemplo, por meio de apresentações e treinamentos sobre o tema, mas acima de tudo, que tenha o envolvimento da gestão e da alta direção incentivando e valorizando a inovação.

Estimule a criatividade de seus colaboradores e a implementação de um ambiente disruptivo

Os colaboradores podem se sentir inseguros em um espaço onde suas opiniões não são valorizadas. Em uma cultura onde há muitas regras, é quase impossível ser diferente ou fazer as coisas de maneira diferente, tornando a inovação inexistente. Lembre-se sempre, que o que impulsiona a inovação é a criatividade, e ela dificilmente surgirá em um ambiente hostil, pois as ideias criativas precisam de um ambiente produtivo para florescer.

Outra barreira que impede seus colaboradores de expressar suas ideias é o medo de julgamento. Supere essa barreira criando uma cultura de trabalho livre de julgamentos, na qual novas ideias, sejam elas pequenas ou ambiciosas, serão sempre bem-vindas. Incentivar seus funcionários a expressarem suas opiniões e usar a criatividade para pensar fora da caixa é metade da batalha que sua empresa precisa enfrentar para estabelecer uma cultura de inovação e desfrutar ao máximo de seus talentos.

Portanto, inspire, incentive e envolva seus colaboradores, clientes e parceiros para colaborar com ideias inovadoras. Deixe-os confortáveis ​​e crie um ambiente mais acolhedor, mostrando-lhes que a organização valoriza suas sugestões e que dará continuidade as suas ideias. Você pode ter certeza que um dos maiores impulsionadores da criatividade será quando os colaboradores verem suas ideias saírem do papel e serem implementadas.

Inclua a inovação na estratégia empresarial

Não adianta você criar soluções que não estejam alinhadas com os propósitos da sua empresa. Alinhar seus objetivos com a realidade fica mais fácil para incorporar práticas de inovação em seu planejamento estratégico, momento em que você definirá os recursos disponíveis para projetos de inovação, como: investimento financeiro, materiais, tecnologia, pessoas, etc.

Além disso, se os objetivos e desafios da empresa estiverem ocultos, como você deseja que os funcionários contribuam com a organização? É claro que não é necessário divulgar informações confidenciais, mas manter os funcionários atualizados é fundamental para inspirar lealdade e aumentar a produtividade. Desse modo, todos os funcionários podem estar alinhados com os objetivos estratégicos da organização, o que significa que todos podem trabalhar juntos em prol dos mesmos objetivos.

Se possível, realize um desafio de inovação em sua organização. Inicie divulgando os objetivos estratégicos de sua empresa a todos os seus colaboradores e peça ideias sobre como atingir esses objetivos, isso irá motivá-los na geração de ideias.

Mostre para toda empresa a importância de inovar

 Deixe claro para seus colaboradores que a inovação não é apenas uma nova tecnologia e que ideias simples são sempre bem-vindas. Não é apenas a alta direção da empresa que precisa saber a importância da inovação. Todos os colaboradores precisam estar cientes e alinhados de que a inovação é fundamental para assegurar a competitividade da empresa no mercado.

Analise constantemente as tendências do mercado

Mantenha-se sempre atualizado das tendências do mercado e observe seus concorrentes para avaliar em que lugar o seu negócio está em relação às outras empresas.

Estimule a colaboração entre diferentes equipes e departamentos

De um modo geral, a rotina dos colaboradores é trabalhar com a mesma equipe todos os dias, infelizmente, essa rotina pode retardar o processo de criatividade e inovação. Por isso, incentive a participação dos seus colaboradores entre as equipes de diferentes departamentos. Ao incentivar a comunicação entre funcionários que normalmente não se conectam, você os motivará a sair da sua zona de conforto, e combinar diferentes objetivos, pessoas e conjuntos de habilidades pode levar a ideias mais eficazes.

Promova um sistema de reconhecimento e recompensas para as melhores ideias

Quando as pessoas são reconhecidas pelo seu desempenho, elas ficam motivadas. De uma caneca de café a um almoço grátis, há muitas pequenas maneiras de mostrar aos seus colaboradores que você aprecia o que eles fazem no dia a dia. Você pode até fazer uma pesquisa e perguntar à sua equipe quais vantagens são mais interessantes para eles.

Aprecie as ideias de seus funcionários, e se for possível inclua mecanismos para engajar sua equipe, como por exemplo:

  • Reconhecimento: não desconsidere o poder de um “obrigado”, reconheça seus colaboradores tanto em particular quanto em público.
  • Recompensas: Lance campanhas para engajar e estimular a geração de ideias, e através destas campanhas você pode recompensar seus colaboradores através de recompensas monetárias conforme seu sistema de bônus ou com gestos menores, como cartões-presente ou vouchers.
  • Celebração: reserve um tempo ao longo do ano para recompensar toda a equipe por sua participação nos processos de inovação. Festas, cafés da manhã, almoços especiais, são uma maneira de todos se beneficiarem das conquistas.
  • Tempo extra: quem não gostaria de um dia extra de férias ou um dia de folga para usar como quiser, não é mesmo? Esta é uma recompensa incrivelmente eficaz que os funcionários realmente apreciam.

Estabeleça um processo eficaz de gestão de inovação

Estruture o processo gestão de inovação através de etapas bem definidas para geração e coleta de ideias, análise de viabilidade econômica, tecnológica e técnica, aprovação, priorização e a implementação das ideias que tragam solução para lacunas da sua empresa e de seus clientes.

Viabilize novas formas de monetização

A inovação deve ser vista como um investimento, quando existe a possibilidade de obtenção de um retorno financeiro. Por isso, desde o início de cada projeto, é necessário considerar e planejar a forma de obtenção de lucro e rendimento, visto que um dos pontos-chave da gestão da inovação é a correta alocação de recursos financeiros e controle de todo Retorno sobre Investimento (ROI) dos projetos resultantes das iniciativas de inovação.

Entretanto, esteja ciente que o retorno de investimento em inovação nem sempre é tão claro de se medir, pois, ele pode vir de outras formas que não são mensuráveis, como por exemplo, melhoria da imagem da empresa, melhor posicionamento no mercado, ampliação da base de clientes, captação de novos clientes e investidores, o que pode traduzir em ganhos monetários ao longo do tempo e não obrigatoriamente já no lançamento de alguma inovação.

Crie um comitê de avaliação das ideias

Criar um conselho de avaliação de ideias é importante para a organização porque evita que a alta liderança da empresa fique sobrecarregada e os especialistas no assunto através de uma equipe multidisciplinar terão uma melhor análise do projeto e tomarão as melhores decisões.

Simplifique o processo de aprovação das ideias

A maioria das ideias pode ser implementada com pouco ou nenhum investimento. Para simplificar esse processo de aprovação, a organização pode demandar aos líderes aprovarem de forma autônoma as ideias mais simples, deixando apenas as ideias mais complexas para o comitê de inovação.

Liderança comprometida com a inovação

Para uma empresa inovar, os líderes precisam incentivar suas equipes, se houver líderes que estão desanimados e não ouvem realmente as sugestões de melhoria de seus funcionários, especialmente os da linha de frente, ninguém irá apresentar novas ideias.

Defina metas e indicadores de desempenho

Com todas as diretrizes e estrutura da gestão de inovação organizadas, é hora de definir as metas e os indicadores de acordo com os objetivos almejados pela sua empresa. Como vimos, o propósito da inovação é criar melhores resultados para a organização e, para visualizar esse retorno, é necessário definir métricas para que cada etapa do processo de inovação possa ser monitorada. Portanto:

– Primeiramente, defina claramente suas metas: onde você quer chegar com a inovação? E estabeleça os principais objetivos e metas de inovação para sua organização.

– Determine as métricas mais apropriadas com base nesses objetivos.

– Crie processos para registrar esses indicadores.

– Acompanhe e monitore a evolução dos resultados de inovação, e adeque as métricas quando necessário.

Os indicadores mais usualmente utilizados para medir o processo e o progresso dos resultados da inovação, são:

  • Quantidade de ideias propostas;
  • Quantidade de ideias aprovadas e selecionadas para implementação;
  • Quantidade de projetos em andamento;
  • Quantidade de inovações implementadas;
  • Quantidade de projetos malsucedidos;
  • Taxa de sucesso;
  • Satisfação dos clientes;
  • Retorno sobre Investimento (ROI).

E lembre-se: divulgue sempre os ganhos obtidos com as iniciativas de inovação aos seus colaboradores, parceiros e clientes estimulando-os assim para que surjam novas ideias.

Utilize um Software

Todos os dias, seus funcionários, parceiros e clientes têm ótimas ideias esperando para serem ouvidas. Uma plataforma de inovação torna o seu processo de gestão mais transparente e gerenciável com maior eficiência e facilidade. As pessoas se sentem mais seguras e engajadas com uma ferramenta em que possam acompanhar a trajetória de suas ideias.

E essa abordagem se torna ainda mais eficiente quando suportada por uma ferramenta capaz de gerenciar e aprimorar seu processo de inovação, como o SoftExpert ICM. Você pode utilizar a nossa plataforma para gerenciar todo o processo de gestão de inovação do início ao fim, e implementar as ideias com maior probabilidade de sucesso para sua organização.

Se a gestão de inovação é algo que você almeja para sua organização, entre em contato com a nossa equipe e solicite uma demonstração gratuita hoje mesmo!

Por que você pode confiar neste artigo?

 (*) Daiane Loeffler

Daiane Loeffler é Analista de Produto e Mercado da SoftExpert. Engenheira Química, formada pela UNISOCIESC, especialista em Engenharia de Processos pela Sustentare Escola de Negócios e especialista em Engenharia Farmacêutica pelo Instituto Racine. Possui experiência na área de Processos e Sistema da Qualidade, com conhecimentos em Boas Práticas de Fabricação, Gerenciamento de Riscos, Auditorias, Análise de causa raiz, CAPA, FMEA, PPAP, APQP e Six Sigma.

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