À medida que os negócios globais continuam evoluindo, caracterizados por produtos com ciclo de vida mais curtos, consumidores mais exigentes, demanda e oferta crescentes e pressão contínua sobre os custos, o Gerenciamento do Ciclo de Vida dos Fornecedores (SLM – Supplier Lifecycle Management) se tornou mais crítico do que nunca.
O SLM é a chave para enfrentar esses desafios e criar relacionamentos transparentes e consistentes na cadeia de suprimentos. O conceito de SLM está ajudando as empresas a identificarem os fornecedores corretos e a estabelecer uma relação de valor, além de reduzir custos e riscos, concentrando-se na qualidade durante todo o processo, resultando em uma verdadeira vantagem competitiva.
O SoftExpert SLM fornece ferramentas para que as organizações possam gerenciar fornecedores ao longo do ciclo de vida de um relacionamento. Por meio de uma visão de 360° da cadeia de suprimentos, a solução permite que os relacionamentos sejam rastreados desde a identificação e qualificação inicial do fornecedor, até o gerenciamento de desempenho e racionalização da base.
A solução permite que as empresas publiquem portais Web e formulários personalizados, nos quais os próprios fornecedores podem inserir as informações referentes a seus produtos e serviços, licenciamento, certificações, dados financeiros, experiência em saúde e segurança, histórico de projetos e qualificações de pessoal. O SoftExpert SLM também ajuda a identificar quais fornecedores devem ser auditados com maior rigorosidade com base em suas pontuações de risco. O software facilita a realização de avaliações com base em políticas, leis, regulamentos, normas e outros requisitos de conformidade.
Por meio dos recursos completos para gestão de contratos, o SoftExpert Supplier Lifecycle Management gera as minutas de contrato a partir de modelos padrão, preenchidos automaticamente com as informações do fornecedor. As empresas podem definir fluxos de trabalho automatizados e regras de negócio personalizadas para roteamento e aprovação de contratos, garantindo que as informações sejam revisadas e aprovadas antes de qualquer adjudicação de contrato. Como resultado, as empresas podem gerenciar contratos de maneira mais rápida, inteligente e econômica.
O processo de compras, desde a pesquisa de itens até o recebimento de faturas e autorização de pagamento, é automatizado pelo SoftExpert SLM e pode ser integrado ao gerenciamento de contratos.
Os compradores adquirem o produto exato, do fornecedor correto, pelo preço negociado e recebem no prazo acordado, reforçando a conformidade com as políticas e fornecendo visibilidade e controle completos do andamento dos pedidos de compra. O controle eletrônico do processo de pagamento de faturas, otimiza as agendas de pagamento, mitigando fraudes e evitando erros operacionais, aumentando a velocidade e a eficiência do processo.
O SoftExpert SLM ajuda a garantir que o material recebido dos fornecedores atenda aos mais altos requisitos de qualidade, visando manter os processos em andamento de maneira eficiente. Com recursos para gestão de não conformidades e ações corretivas, a solução otimiza os processos de investigação e resolução de desvios, permitindo solucionar os defeitos do fornecedor antes que eles impactem os processos da organização.
As empresas podem acompanhar os fornecedores através do monitoramento de indicadores, para identificar tendências e mudanças no desempenho. A solução permite a comparação de desempenho dos fornecedores ao longo do tempo e destaca aqueles que apresentam os melhores resultados.
Copyright © TNX Brasil. Todos os direitos reservados.
Todas os nomes, marcas e logos referenciados aqui pertencem as suas respectivas empresas.