Omni channel technology of online retail business. Multichannel marketing on social media network platform offer service of internet payment channel, online retail shopping and omni digital app. Uds
A Concentrix Corporation divulgou os resultados de uma pesquisa independente conduzida pelo Everest Group com mais de 450 líderes empresariais de diversos setores e regiões do mundo. Segundo o estudo, 55% dos respondentes afirmaram que estão priorizando a modernização tecnológica e o uso de inteligência artificial (IA) como pilares centrais de suas estratégias de negócios.
A pesquisa mostra também uma mudança de mentalidade no mundo corporativo: companhias estão adotando abordagens ofensivas, voltadas à transformação inteligente, à inovação orientada por IA, à reinvenção da experiência do cliente e à modernização de seus ambientes tecnológicos. Bancos, seguradoras, organizações da saúde e de tecnologia são destaque nesse movimento, com iniciativas que colocam a colaboração entre humanos e IA no centro das operações.
As expectativas de investimento até 2027 indicadas pelos líderes entrevistados refletem uma guinada estratégica das empresas rumo à transformação de longo prazo. De acordo com a pesquisa, o número de organizações que pretendem investir em terceirização deve mais que dobrar, passando de 17% para 43%.
Já os aportes em IA Generativa também devem crescer de forma significativa, saltando de 13% para 24%, o que reforça a tendência de adoção acelerada dessa tecnologia como pilar de inovação e eficiência operacional.
Mais dados
Outros importantes resultados do levantamento são:
- A principal estratégia de força de trabalho segue sendo a ampliação de funções com IA, com 72% dos entrevistados enxergando a IA generativa como complementar aos colaboradores, e não como substituta.
- 22% buscam aumentar a produtividade dos colaboradores.
- Implementação tecnológica, IA/Analytics e experiência do cliente superam corte de custos como prioridades nas estratégias corporativas.
- 40% ainda mantêm foco na redução de custos operacionais.
- 54% das empresas destacaram o aprimoramento da experiência do cliente como prioridade.
- As empresas planejam aumentar significativamente os investimentos em terceirização e IA generativa nos próximos dois a três anos, sinalizando foco em transformação de longo prazo.
- Parceiros que ofereçam serviços e tecnologias para transformação ponta a ponta, com capacidade de escalar soluções centradas no cliente e integradas à governança, estão entre os mais valorizados.
Na escolha de parceiros para iniciativas com IA Generativa, os três principais critérios apontados pelos entrevistados foram:
- Capacidade de oferecer transformação ponta a ponta;
- Integração com sistemas e tecnologias já existentes;
- Adoção das melhores práticas do setor.
Reprodução de: IP News