55% das empresas priorizam tecnologia e IA em sua estratégia de negócios

Omni channel technology of online retail business. Multichannel marketing on social media network platform offer service of internet payment channel, online retail shopping and omni digital app. Uds

 A Concentrix Corporation divulgou os resultados de uma pesquisa independente conduzida pelo Everest Group com mais de 450 líderes empresariais de diversos setores e regiões do mundo. Segundo o estudo, 55% dos respondentes afirmaram que estão priorizando a modernização tecnológica e o uso de inteligência artificial (IA) como pilares centrais de suas estratégias de negócios.

A pesquisa mostra também uma mudança de mentalidade no mundo corporativo: companhias estão adotando abordagens ofensivas, voltadas à transformação inteligente, à inovação orientada por IA, à reinvenção da experiência do cliente e à modernização de seus ambientes tecnológicos. Bancos, seguradoras, organizações da saúde e de tecnologia são destaque nesse movimento, com iniciativas que colocam a colaboração entre humanos e IA no centro das operações.

As expectativas de investimento até 2027 indicadas pelos líderes entrevistados refletem uma guinada estratégica das empresas rumo à transformação de longo prazo. De acordo com a pesquisa, o número de organizações que pretendem investir em terceirização deve mais que dobrar, passando de 17% para 43%.

Já os aportes em IA Generativa também devem crescer de forma significativa, saltando de 13% para 24%, o que reforça a tendência de adoção acelerada dessa tecnologia como pilar de inovação e eficiência operacional.

Mais dados

Outros importantes resultados do levantamento são:

  • A principal estratégia de força de trabalho segue sendo a ampliação de funções com IA, com 72% dos entrevistados enxergando a IA generativa como complementar aos colaboradores, e não como substituta.
  • 22% buscam aumentar a produtividade dos colaboradores.
  • Implementação tecnológica, IA/Analytics e experiência do cliente superam corte de custos como prioridades nas estratégias corporativas.
  • 40% ainda mantêm foco na redução de custos operacionais.
  • 54% das empresas destacaram o aprimoramento da experiência do cliente como prioridade.
  • As empresas planejam aumentar significativamente os investimentos em terceirização e IA generativa nos próximos dois a três anos, sinalizando foco em transformação de longo prazo.
  • Parceiros que ofereçam serviços e tecnologias para transformação ponta a ponta, com capacidade de escalar soluções centradas no cliente e integradas à governança, estão entre os mais valorizados.

Na escolha de parceiros para iniciativas com IA Generativa, os três principais critérios apontados pelos entrevistados foram:

  • Capacidade de oferecer transformação ponta a ponta;
  • Integração com sistemas e tecnologias já existentes;
  • Adoção das melhores práticas do setor.

Reprodução de: IP News

 

Compartilhe: