A TNX Brasil e a SoftExpert realizaram, em agosto/2025, o evento Digital Transformation Experience em Belo Horizonte (MG) e no Rio de Janeiro (RJ). Nas duas cidades, o evento contou com a presença de clientes, empresários e gestores interessados em acelerar a melhoria dos processos empresariais. Foram abordados temas como benefícios da transformação digital, automação inteligente, conformidade regulatória, rastreabilidade ponta a ponta, gestão integrada da qualidade e inteligência artificial aplicada às rotinas operacionais.
A equipe da TNX Brasil e o sócio-diretor da empresa em Minas Gerais, Sérgio Bezerra, receberam os participantes e tiveram a oportunidade de estreitar os laços existentes e reforçar a parceria. No Rio de Janeiro, os participantes foram recebidos pelo sócio-diretor da TNX Brasil, Hely Dias, e sua equipe, em uma manhã de aprendizado para todos.
“A realização deste evento em Minas Gerais, com a SoftExpert, parceira dos sócios-diretores da TNX Brasil, Sérgio Bezerra e Hely Dias, há mais de 26 anos, proporciona a todos um momento de reflexão sobre o uso de nossas soluções e demonstra como essas tecnologias contribuem significativamente para aumentar a competitividade das empresas. Em Belo Horizonte/MG, foram apresentados os cases de sucesso da Vale, da Globo Pharma e da TSEA Energia”, avalia Sérgio Bezerra.
“No Rio de Janeiro/RJ, estivemos com as empresas Farmoquímica, ENGIE Brasil e Fundação Getúlio Vargas, compartilhando suas experiências com o SE Suite da SoftExpert. Foi um momento muito importante de troca de experiências no uso das soluções. Houve muito conhecimento compartilhado e diversas histórias inspiradoras”, comenta Hely Dias.
Ricardo Lepper, Founder e Chairman da SoftExpert, e Hermínio Gonçalves, atual CEO da SoftExpert, conduziram os dois eventos e aproveitaram a ocasião para visitar e conhecer clientes em Belo Horizonte/MG e no Rio de Janeiro/RJ. Lepper lembrou que a parceria com Sérgio e Hely começou no final da década de 1990, quando foram conquistados os primeiros clientes da SoftExpert no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, onde ambos desbravaram os respectivos mercados, contribuindo substancialmente para o crescimento do marketshare da Softexpert nos estados onde atuam. Ele falou aos presentes sobre a inclusão de inteligência artificial nos processos administrativos e como a IA pode ampliar a análise dos dados coletados pelos sistemas, destacando que as tecnologias da SoftExpert já utilizam IA.
Os Cases

Globo Pharma
Israel Freitas contou que a empresa hoje possui o SE Suite operando em ambiente cloud, com maior estabilidade, segurança e escalabilidade. A Globo Pharma se destaca por ter mais de 60 anos de história, sendo uma das farmacêuticas que mais crescem no Brasil, sempre comprometida com a saúde e o bem-estar da população. São mais de 89 medicamentos, traduzidos em modernidade e excelência, investindo sempre em inovação e profissionais altamente qualificados. Utiliza as versões atualizadas de quinze módulos do SE Suite (dos 44 módulos disponíveis na suíte), e as soluções atendem aos diversos setores estratégicos da empresa, incluindo Laboratório, Garantia da Qualidade e Produção. Ele ressaltou os resultados: 98,98% de disponibilidade do sistema, o que garante operações contínuas; 100% de conformidade regulatória no setor farmacêutico; e 30% de redução de custos nos processos de backup. A estabilidade e a confiabilidade do sistema tornaram-se pilares fundamentais para as operações diárias da empresa, permitindo um planejamento mais preciso e eficiente.
Vale
Sebastião Eduardo Kengue, da área de Arquitetura e Soluções Digitais da Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, apresentou como as ferramentas do SE Suite contribuem para que a mineradora mantenha seus processos padronizados em todas unidades espalhadas pelo mundo. A tecnologia, implantada pela TNX Brasil para fortalecer os sistemas de padronização, é fundamental para: evitar perda ou exclusão acidental de dados; garantir a rastreabilidade dos documentos; organizar e assegurar a confiabilidade das informações; controlar mais de 17 mil documentos em segurança, atendendo a mais de 170 mil funcionários.
TSEA Energia
Letícia Soares e Débora Almeida, da área de Gestão da Qualidade da TSEA, um dos maiores fabricantes de transformadores de energia do mundo, compartilharam, de forma didática, um comparativo — antes e depois — da implantação de alguns módulos do SE Suite na empresa. O sistema hoje gerencia mais de 6.500 documentos; controla quase 3.000 planos de ação cadastrados; registra mais de 1.600 workflows; automatiza 552 processos; mapeia mais de 4.000 riscos; mantém 4.320 controles ativos; além de registrar solicitações e promover auditorias.

FQM
A Transformação Digital na Gestão da Documentação Técnica e Treinamento foi o tema abordado por Fernanda Canhota, da área de Qualidade do Laboratório FQM, empresa presente na América Latina e com mais de 7 mil empregados. Ela contou que a transformação digital se deu efetivamente na empresa a partir de 2021, com a digitalização dos documentos. Desde então, a tecnologia da SoftExpert tem contribuído para inúmeras melhorias. Foi criado o Portal da Qualidade na rede interna, que permite total confiança na gestão de toda a documentação, inclusive aquela necessária para a manutenção das certificações da Anvisa. Hoje, a FQM atua com: 3 portais com atalhos e indicadores; 15 tutoriais disponibilizados aos colaboradores, além de cursos e-learning; 100% da documentação técnica da Qualidade digitalizada; 15 equipes adicionais utilizando o SE Suite para gestão de documento e 100% dos requisitos normativos relacionados à documentação e treinamento atendidos.
FGV
Rita Rufino, gerente de Projetos da Fundação Getúlio Vargas, compartilhou com os participantes do Rio de Janeiro como está sendo feita a gestão do acervo acadêmico da instituição. Com o SE Suite, a FGV mantém-se atualizada com as demandas legais e exigências do Ministério da Educação e Cultura (MEC). A solução atende às seguintes necessidades: processamento técnico de documentos físicos; gestão de documentos nato-digitais; assessoria técnica para demandas de documentos; gestão de instrumentos e sistemas, inclusive com testes de funcionalidade; governança regulatória. Atualmente, são: 486.324 documentos cadastrados; 3.445.481 páginas digitalizadas; 482.357 documentos digitais processados.
ENGIE
A ENGIE Brasil, empresa líder em energia renovável no país, foi representada por Leandro Martins, que compartilhou como a empresa evoluiu em sua comunicação com os usuários. O Canal de Comunicação P&C, criado pela área de Pessoas e Cultura, atendeu aos seguintes desafios:desenvolver um canal único de comunicação com o departamento; criar uma base de consultas para dúvidas gerais; gerenciar chamados; reduzir o tempo de atendimento; manter a base de usuários do SE Suite atualizada em relação à base do DP. Para isso, foram usados módulos do SE Suite, que hoje atendem aos diferentes fluxos do setor e também atuam como canal de atendimento, recebendo mais de 3 mil solicitações por ano. O resultado foi uma melhoria significativa no tempo e na qualidade do atendimento, além de um gerenciamento mais eficiente dos chamados.
Depoimentos

“Minas Gerais foi um dos primeiros locais onde a SoftExpert conquistou seus clientes. Hoje, tivemos a felicidade de encontrar clientes que estão conosco há mais de 15 anos. Essa interação com os clientes, entendendo a perspectiva que eles têm sobre a aplicação da tecnologia, e com as demais empresas que vieram buscar informações, faz deste momento algo extremamente especial. Somos gratos às empresas que trouxeram suas contribuições para que possamos transformar digitalmente os negócios, introduzindo a Inteligência Artificial de forma assertiva.” Ricardo Lepper – Founder e Chairman da SoftExpert

“Mais um Digital Transformation Experience. Este, em Belo Horizonte, é o quinto encontro e integra o nosso road show que estamos realizando por todo o país. Está sendo uma experiência fantástica: o público compareceu, com muitos clientes, prospects e empresários que vieram se atualizar sobre Inteligência Artificial e transformação digital em seus negócios.” Hermínio Gonçalves – CEO da SoftExpert

“Foi uma experiência bastante interessante. Agregou muito valor, mesmo para nós, que já temos conhecimento prévio dos softwares. Confesso que a parte do evento que mais me atraiu foi a sobre Inteligência Artificial. A IA é novidade, e saber que a SoftExpert já está na frente implementando tudo isso em suas aplicações e que vai disponibilizar a tecnologia para nós foi muito gratificante. Espero pelos próximos.” Nelson Pinheiro – Tupy

“Foi muito bom estar aqui. Parabenizo a organização do evento, que foi fantástica. Tivemos a oportunidade de compartilhar experiências, conhecer cases interessantes, discutir processos, ver novas experiências e conhecer melhor as ferramentas. Algo também interessante que ocorreu por aqui foi o networking.” Israel Freitas – Globo Pharma

“Foi muito positivo. Os cases apresentados mostraram-me que não estou utilizando sequer metade dos recursos e possibilidades do SE Suite. Isso despertou em mim novas possibilidades para usar mais e explorar outros módulos, como é o caso de Processos. Esse evento me ajudou a ampliar a visão. A Inteligência Artificial também é um fator interessante.” Sebastião Kengue – Vale

“Nesse evento da SoftExpert com a TNX Brasil, tivemos a oportunidade de conhecer como o SE Suite é utilizado em outras empresas e como é uma ferramenta que colabora de forma muito eficiente com a automação dos processos. Em relação à Inteligência Artificial, percebemos como a automatização de processos pode facilitar o nosso dia a dia. Estamos aproveitando as ideias de outras empresas presentes e esperamos ter contribuído também com a nossa experiência. Um evento de muito aprendizado para nós.” Débora Oliveira e Letícia Soares – TSEA Energia