Desafios de governança e estratégia no caminho da inovação digital
Um retrato da maturidade das organizações na jornada para incorporar tecnologias digitais e criar diferenciais valiosos para seus negócios
As empresas brasileiras estão compreendendo cada vez mais relevância às inovações digitais, mas o ritmo de integração de novas soluções e seu verdadeiro impacto ainda dependem de uma governança eficaz e de estratégias alinhadas às realidades operacionais e de mercado.
Essa é uma das principais constatações da segunda edição do nosso relatório sobre o Índice Transformação Digital Brasil (ITDBr), que destaca a necessidade de maior maturidade em inovação e a devida compreensão sobre os avanços digitais nas empresas do país.
O estudo é resultado da colaboração entre a PwC Brasil e o Núcleo de Inovação e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral (FDC). Nossas análises se estruturam em uma metodologia própria, desenvolvida para sistematizar a avaliação do progresso da transformação digital em um índice mensurável, que permita monitorar de forma contínua o processo e oferecer diretrizes para a adaptação de empresas, governos e da sociedade em geral ao dinamismo da tecnologia.
Este ano, o ITDBr médio das empresas participantes da pesquisa ficou em 3,7. É um nível de maturidade para inovação e tecnologias digitais ainda baixo, mas representa uma melhora em relação aos 3,3 registrados no ano anterior, como reflexo da relevância crescente que os tomadores de decisão têm atribuído aos temas pesquisados.
Confira o material completo no site da PWC Brasil.
Reprodução de: PWC Brasil