Cinco pontos-chave para entender o melhor do conhecimento aplicado e científico sobre escalabilidade de negócios
(*) Diego Marconatto
Um dos maiores centros de excelência em crescimento exponencial de negócios fica em Galway, na Irlanda. O Centre for Entrepreneurial Growth & Scaling (CEGS), onde trabalhei em 2024, analisa e transfere conhecimentos e tecnologias de gestão de empreendedores de sucesso global para outros negócios que querem crescer exponencialmente.
Em junho, duas professoras do CEGS – Esther Tippman (co-fundadora do CEGS) e Vanessa Bretas – visitaram o FDC Global Seminar, junto a outros executivos e pesquisadores de diversas partes do mundo.
O seminário trouxe a explicação da diferença crucial entre crescimento e crescimento exponencial de negócios. Crescer é aumentar uma ou mais métricas empresariais (faturamento, número de funcionários, tamanho dos ativos). Crescer exponencialmente, por outro lado, exige aumentar o faturamento e a lucratividade dos negócios em uma velocidade muito superior aos seus custos. Em outras palavras, a expansão exponencial dos negócios implica em ganho constante e acentuado de produtividade.
As professoras Esther e Vanessa resumiram o melhor do conhecimento aplicado e científico sobre escalabilidade de negócios em cinco pontos-chaves. São eles:
1. O crescimento exponencial exige networking
- A construção de redes proativas e intencionais é crucial para expandir o negócio para além da sua área de atuação.
- Conexões na nova região atuam como intermediários confiáveis (trust brokers) para o negócio.
- Engajar-se com conectores-chave, como investidores e provedores de serviços especializados, pode aumentar o alcance geográfico e a conectividade do negócio.
2. O uso de tecnologias digitais potencializa a exponencialidade
- Recursos e processos digitais são naturalmente escalonáveis, o que significa que podem ser ampliados sem limitações significativas.
- Ferramentas como inteligência artificial, big data e analytics oferecem flexibilidade e adaptabilidade, essenciais para escalar operações.
- A presença digital constante e a desintermediação ampliam o alcance e a disponibilidade dos serviços e produtos do seu negócio.
3. Os efeitos de rede aumentam as chances de escalonamento
- Alguns produtos ou serviços tornam-se mais valiosos quanto mais pessoas os utilizam, devido aos efeitos de rede do lado da demanda.
- Esses efeitos podem ser potencializados através de usuários líderes e mercados líderes, criando externalidades positivas.
- Plataformas também se beneficiam de efeitos de rede do lado da oferta, onde mais fornecedores aumentam o valor do ecossistema como um todo.
4. Experiência gerencial em escalonamento é um recurso valioso
- Fundadores e gestores que já escalaram negócios anteriormente possuem conhecimento prático e insights valiosos.
- Essa experiência facilita a tomada de decisões em situações de incerteza, tão comuns durante o crescimento exponencial, e promove transformações proativas e visão estratégica.
- Contratar estrategicamente indivíduos com experiência em escalonamento é vital. Esse é um conhecimento caro, mas que tende a se pagar várias vezes, se bem aplicado.
5. Cultura organizacional com valores fortes possibilita o escalonamento
- Os valores de startups costumam refletir os valores pessoais dos fundadores.
- À medida que a organização cresce, esses valores precisam ser claramente articulados e profundamente enraizados em toda a empresa.
- Valores organizacionais autênticos, ao invés de aspiracionais, são essenciais para sustentar o crescimento exponencial.
Esses cinco caminhos podem oferecer ao negócio o ganho de produtividade necessário para colocá-lo em uma trajetória de crescimento exponencial. Debater a produtividade, seu status nas médias empresas brasileiras e como aumentá-la de modo robusto é uma agenda necessária e urgente.
(*) Diego Marconatto
é professor do Mestrado e Doutorado da Fundação Dom Cabral
Reprodução de Seja Relevante.FDC