Transformação Digital no Brasil avança em 2024, mas ainda requer atenção

O aumento médio abrange oito das dez dimensões analisadas e embora pontuações ainda sejam baixas, refletem melhora da relevância do tema nas empresas
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 O Índice de Transformação Digital do Brasil (ITDBr) médio em 2024 ficou em 3,7, o que representa 0,4% a mais em relação aos 3,3 consquistados em 2023. Além disso, das dez modalidades pesquisadas, oito registraram aumento. Embora os resultados ainda sejam baixos, com um nível de maturidade para inovação e tecnologias pequeno, os pesquisadores consideram aspectos positivos, pois o tema tornou-se mais relevante nas empresas.

Esta é a segunda edição do ITDBr, resultado da colaboração entre a PwC Brasil e o Núcleo de Inovação e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral (FDC), que utilizam metodologia própria para as pesquisas. O resultado do trabalho mostra que as empresas brasileiras estão dando cada vez mais importância às inovações digitais, mas o ritmo de integração de novas soluções ainda depende de uma governança eficaz e de estratégias alinhadas às realidades operacionais e de mercado.

Governança, Estratégia e IA

Apesar dos pequenos avanços, a segunda edição do ITDBr mostra que houve aumento, por exemplo, em escala de um a seis, no índice da categoria Governança, que passou de 2,9 para 3,9. Além disso, a dimensão Estratégia – na qual as empresas estão mais avançadas – registrou um salto de 3,7 para 4,1, o que sugere uma melhor percepção sobre a necessidade de uma orientação estratégica e um planejamento mais eficazes nas organizações. O item Inteligência Artificial também apresentou um avanço muito expressivo, de 2,4 para 3,6.

 Mais da metade dos participantes do estudo faturam acima de R$ 1 bilhão por ano. Listamos abaixo os números da última pesquisa (2024), em comparação com 2023.

 

Categorias 2023 2024
Índice Médio 3,3 3,7
Estratégia 3,7 4.1
Governança 2,9 3,9
Fronteira Tecnológica 2,3 3,9
Clientes Digitais 3,1 3,8
Processos Digitais 3,7 3,8
Inteligência Artificial 2,4 3,6
Infraestrutura 3,7 3,6
Pessoas e Cultura 3,4 3,6
Estratégia de Tecnologia 3,7 3,6
Decisão baseada em dados 3,9 3,5

 O papel da indústria

A evolução do índice por indústrias revela melhorias em todos os setores de 2023 para 2024, com destaque para Saúde e Produção industrial, que registraram o aumento mais acentuado. Apenas duas indústrias ficaram na média geral: Consultoria e serviços e Agronegócio.

A sócia e líder de Transformação Digital da PwC Brasil, Denise Pinheiro, comemora o avanço da Inteligência Artificial nas empresas. “A tecnologia evolui para aumentar a eficiência do trabalho e impulsionar novos negócios e serviços. Hoje, o que estamos vendo com a primeira onda da Inteligência Artificial generativa é exatamente isso”, destacou.

Denise afirma ter observado, nesta edição da pesquisa, um salto muito grande no índice de IA. “Isso já era esperado. Afinal, a IA generativa democratizou o uso da Inteligência Artificial na força de trabalho, promovendo uma eficiência mais ampla e massiva e alcançando diretamente o usuário final”, ressalta.

Condições para a transformação digital

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Mas os pesquisadores destacam, também, que a transformação digital está fundamentalmente ligada a uma governança diferenciada, envolvendo tecnologia e inovação. Ela deve impactar significativamente a capacidade operacional da empresa, o atendimento aos clientes e a experiência dos profissionais.

“Observamos um aumento na relevância que as empresas têm dado às inovações e tecnologias digitais. O desafio, porém, não está na inovação em si, mas nos mecanismos de governança. Por isso, enfatizamos, desde o ano passado, a necessidade de focar não só na tecnologia, porque as tecnologias mudam. Sem uma estratégia de governança adequada – que envolva a estrutura organizacional, as alçadas de decisão e os investimentos –, essa maturidade continuará em níveis baixos”, analisa Hugo Tadeu, diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologias Digitais da FDC.

Os resultados do estudo mostram ainda outros pontos relevantes, que listamos a seguir.

Investimentos

A maioria das organizações (46,3%) possui uma abordagem cautelosa nas iniciativas digitais, realizando apenas pequenos investimentos, enquanto 40,3% reconhecem sua importância. Mas apenas 13,4% delas colocam a transformação digital como uma prioridade estratégica para o futuro.

Cultura e liderança

O indicador “cultura e liderança” segue como principal lacuna para o avanço da transformação digital. Quando questionadas sobre “qual a melhor definição da transformação digital na sua organização?”, a principal escolha (16,5%) das empresas foi: “tecnologias e ferramentas”. Apenas 5,8% apontam cultura e liderança como a melhor definição. Já para a pergunta: “qual a melhor definição sobre o desenvolvimento de uma estratégia digital na sua organização?”, a resposta “cultura e liderança” ficou em último lugar, com apenas 2%.

Reprodução de Seja Relevante FDC

 

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