7 estratégias para estender a vida útil de máquinas e equipamentos

Estender a vida útil de máquinas e equipamentos é um fator de competitividade. Quando se trata da gestão do ciclo de vida dos ativos, a etapa de manutenção é fundamental para alcançar este objetivo. Ela permite que as empresas otimizem o uso dos recursos disponíveis e evitem investimentos desnecessários.

O surgimento de outras demandas organizacionais prioritárias, que muitas vezes disputam o mesmo orçamento, acaba prolongando os intervalos de manutenção. Em situações mais extremas, a manutenção preventiva até deixa de ser realizada. Com isso a máquina sofre um desgaste acentuado, os custos de reparo são maiores e o equipamento tem sua vida útil abreviada.

Embora o setor de manutenção não seja uma fonte de receitas, ele é responsável por manter o parque fabril operando. Equipamentos em condições de uso, permitem que cláusulas contratuais sejam cumpridas. Isso pode ser determinante para fidelização do cliente e conquista de novos contratos, ou para que ele perca o interesse em fazer negócios com sua empresa.

Por isso preparamos este artigo, apresentando 7 estratégias que você colocar em prática para otimizar o desempenho de máquinas e equipamentos, prolongar sua vida útil e fazer sua empresa economizar dinheiro. Leia o artigo!

Compartilhe: