Confira algumas definições do termo projetos
“Um projeto é um empreendimento temporário ou uma sequência de atividades com começo, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto ou serviço singular, dentro de restrições orçamentárias; e seu desempenho é avaliado pela medida em que essas três variáveis críticas de são atendidas.” (Maximiano – Administração de Projetos).
“É a atividade que molda a forma física e o propósito (satisfação das necessidades dos consumidores) tanto de produtos e serviços, como dos processos que os produzem.” (Slack, Chambers e Jonston).
“É uma atividade que começa com o conceito e termina com a tradução desse conceito em especificação de algo a ser criado.” (Slack, Chambers e Jonston).
Conheça as fases do gerenciamento de projetos
O Guia PMBoK – 5º Edição, Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerência de Projetos (Project Management Body of Knowledge), orienta os gerentes de projetos a seguirem um Grupo de 47 Processos, contendo 5 (cinco) fases identificadas a seguir:
1 – Fase de INICIAÇÃO
2 – Fase de PLANEJAMENTO
3 – Fase de EXECUÇÃO
4 – Fase de CONTROLE
5 – Fase de ENCERRAMENTO