10 habilidades que profissionais vão precisar em 2023

Startup inglesa focada em aprendizado digital lista as 10 principais habilidades profissionais para sobreviver em 2023

Estudos citados pelo site Você RH indicam que as habilidades emocionais tornaram-se ainda mais exigidas no novo cenário corporativo, principalmente a capacidade de se comunicar. A informação não causa espanto porque o trabalho híbrido deixou de ser uma opção: na empresa de recrutamento Robert Haif, antes de 2020, apenas 5% das vagas disponibilizadas pela empresa eram remotas, percentual que passa agora dos 50%. Para facilitar o que se espera de competências corporativas para 2023, a startup inglesa de aprendizagem digital Kool Group listou as 10 habilidades que devem ser mais exigidas ao longo desse ano. Confira a listagem:

Inteligência Emocional

O Pew Research Center sugere que futuras vagas de emprego exigirão habilidades analíticas e sociais. Tal é o caso porque os computadores não são abençoados com um EQ (quociente emocional). Portanto, pessoas com fortes habilidades de inteligência emocional serão ouro nos próximos tempos. Todos os profissionais e candidatos a emprego precisam necessariamente desenvolver essa soft skill, pois ela faz com que se conheça os sentimentos de seus colegas de trabalho, ajuda a construir relacionamentos e induz sentimentos calorosos de empatia, compaixão e preocupação, entre outras iniciativas. A inteligência emocional ainda promove positividade e pertencimento no trabalho. Pessoas com habilidades emocionais bem desenvolvidas também têm maior probabilidade de serem satisfeitas e eficazes em suas vidas, dominando os hábitos mentais que promovem sua própria produtividade.

Codificação

A codificação é uma das muitas habilidades de bilhões de dólares a serem aprendidas. É também uma habilidade técnica altamente exigida do século XXI. Como os computadores dominam o futuro, a codificação é o seu caminho para se comunicar com eles. Isso torna a alfabetização de codificação à prova de futuro e oferece uma vantagem sobre os outros. É uma habilidade vitalícia que molda a inovação e cria oportunidades. Além disso, a codificação está na moda atualmente, pois atribui benefícios adicionais às áreas de matemática e resolução de problemas e de comunicação.

Marketing Digital

Como se espera uma maior dependência de computadores e da presença online, o aprendizado do marketing digital é uma opção lucrativa de carreira. Isso ocorre porque as marcas dependem de sua existência no mercado para conquistar os consumidores e estabelecer uma base sólida na indústria. O Relatório sobre o Futuro dos Empregos do Fórum Econômico Mundial (WEF) de 2018 mostrou que 54% dos funcionários precisarão de uma qualificação ou requalificação para atender às demandas da quarta revolução industrial. Ele indica especificamente que esses trabalhos que exigem pensamento crítico, alfabetização digital e operações voltadas para o público são essenciais.

Habilidades de comunicação

Elas são uma benção para a vida profissional e pessoal. A maneira como as pessoas expressam seus pensamentos afeta profundamente a permanência de suas ideias. É somente com essas fortes habilidades de comunicação que alguém pode transmitir suas dúvidas, fazer perguntas e dar sugestões. Isso a torna uma habilidade soft à prova de futuro valiosa para aprender. E o futuro espera uma competição crescente e muito ruído online. Isso tornará ainda mais difícil fazer com que suas ideias sejam ouvidas. Aprender a habilidade de se comunicar com seus colegas de trabalho e clientes é um processo crucial para qualquer marca.

Pensamento Lateral

Já que o mercado de trabalho está em transformação, é hora de os profissionais se transformarem também. Eles precisam renovar sua atitude em relação ao aprendizado, aquisição de habilidades e pensamento. Uma prática saudável para prosperar é adotar uma mentalidade de pensamento lateral. Isso é vantajoso porque a solução de problemas modernos requer uma mistura de capacidade de raciocínio crítico e inovador. É realmente um truque para sobreviver em uma economia em constante mudança. Sendo assim, uma dica é seguir paixões e aprimorar habilidades com a mente aberta, atendo-se a uma carreira enquanto aprende habilidades inter-relacionadas.

Flexibilidade Cognitiva

A Teoria da Flexibilidade Cognitiva foi introduzida em 1988 e mostra como a aprendizagem ocorre em domínios complexos e não padronizados. Isso sugere que o compartilhamento de conhecimento e a transferência de habilidades podem ocorrer em métodos não-tradicionais e fontes interconectadas. Isso inclui plataformas de aprendizagem digital e microaprendizagem. Tudo o que um profissional precisa fazer é aproveitar uma abordagem flexível – aberta a diferentes perspectivas. Esta é uma habilidade à prova de futuro, pois promove a fluidez de pensamentos e ajuda o pensamento lateral. Como a tecnologia é dinâmica, é hora de você adotar esse processo de pensamento sofisticado e multifacetado.

Habilidades Culturais e Pensamento Global

A tecnologia está sempre usando seu potencial para aproximar as pessoas. Isso significa que as barreiras geográficas estão desaparecendo. Nesse cenário, a habilidade relevante para o futuro é adotar um processo de pensamento global. Não se prenda a uma região e deixe o mundo ser o seu playground. Explore clientes, projetos, empregos e carreiras em todo o mundo. Isso virá com exposição exponencial e o decorará com as habilidades culturais por excelência.

Aprendizagem Eterna

A realidade do futuro é adornada com novos desafios e inovações. Consequentemente, há uma grande tendência de que as habilidades convencionais se tornem obsoletas. Nesse caso, você deve dominar a arte de desaprender. Como a facilidade da flexibilidade cognitiva só pode beneficiá-lo quando você for um eterno aprendiz, é imperativo saber qual habilidade desaprender. Este é um truque útil e uma habilidade à prova de futuro.

Habilidades de tomada de decisão

A tarefa de tomada de decisão enfrentará desafios no futuro, pois os computadores fornecerão diligentemente acesso a mais e mais dados. Portanto, os empregadores procurarão profissionais com sólidas habilidades de tomada de decisão. Isso porque ajudará a atingir as metas organizacionais por meio do gerenciamento de subordinados e da utilização criteriosa dos recursos disponíveis. Como a automação contribuirá para a velocidade, destreza e sutileza, está nas mãos de profissionais intelectualmente avançados tomar decisões.

Habilidades de Adaptabilidade

Todas as habilidades à prova de futuro mencionadas acima podem ser adquiridas apenas na presença da capacidade de mudar. A vontade de adaptação é decisiva para o sucesso no futuro tecnologicamente dotado. É muito improvável que o mundo desacelere. Portanto, mudar seu ritmo para acompanhá-lo é o único caminho a seguir. Como disse o escritor George Bernard Shaw, “aqueles que não podem mudar suas mentes não podem mudar nada”.

Reprodução de: Seja Relevante by FDC

Conheça nossa solução de Gestão de Desenvolvimento Humano

Compartilhe: