Gestão de Processos: Como facilitar para o Setor da Qualidade?

Luciene Almeida 

No mercado atual, adotar boas práticas de gestão de processos é praticamente um pré-requisito para um laboratório se manter competitivo.

As necessidades e possibilidades se transformam o tempo todo, e os processos precisam acompanhar esse movimento. Nesse sentido, é imprescindível que sejam revisados de forma periódica e constante.

Mas o que seria a gestão de processos laboratoriais?

Praticamente tudo que é feito em um laboratório ocorre por meio de processos organizacionais – pelo menos esse é o ideal. Então, de forma resumida, seria como um conjunto de medidas e ações voltadas ao gerenciamento, como por exemplo, os protocolos e padrões de execução das atividades. Isso vale para todas as etapas da operação, desde o atendimento ao cliente até a liberação dos resultados. Estão envolvidas todas as áreas, pessoas e tarefas.

Mas para isso é essencial que haja um aperfeiçoamento continuo, onde é necessário identificar, desenvolver, documentar, monitorar e controlar esses processos.

É necessário conhecer melhor nosso negócio. A gestão de processos ajuda a identificar os fluxos e, dessa forma, possibilita corrigir falhas e otimizar. É como se fosse o mapeamento de tudo que é feito. Com tantas etapas, essa otimização é essencial para que os erros sejam minimizados e a confiabilidade seja aumentada. Além de atender requisitos de qualidade, aperfeiçoa o trabalho, proporciona indicadores mais assertivos, cria sinergia entre as pessoas e áreas, melhor aproveitamento do tempo e retenção de talentos, resultando em maior qualidade.

Cuidar de uma organização nem sempre é uma tarefa fácil, e costuma deixar muitos gestores preocupados. A auditoria de processos é uma ótima ferramenta para elevar a performance, pois garante a eficiência e minimiza as preocupações.

O processo de auditoria gera respostas concretas, baseadas em fatos. Então, a auditoria busca identificar não-conformidades entre o que está descrito e o que acontece na prática, indicando oportunidades de melhoria.

Poderosa aliada, a Gestão da Qualidade envolve de certa forma, toda a organização, todos os processos, setores e eficácia. A estrutura dos processos gerenciais e operacionais são importantíssimas para o sucesso do laboratório.

Com essa gestão, percebemos melhorias contínuas, satisfação, além de otimizar o tempo, conseguimos produzir mais, melhor e com mais segurança.

Reprodução de: NewsLab

 

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