Integração por APIs nos ERPs: o custo-benefício em gestão empresarial

Integração por APIs nos ERPs: a que custo seu ERP se integra com sistemas de terceiros?

Já é comum pequenas e médias empresas, especialmente no varejo, realizarem a gestão financeira bancária, gerir a entrega dos pedidos ou a entrega das encomendas aos seus clientes no próprio sistema ERP de sua empresa sem precisar acessar o site do banco ou dos parceiros de delivery ou de logística. Para que esse cenário ocorresse, uma mudança tecnológica precisou acontecer.

Veja como a integração por APIs pode modernizar seu ERP, evitando armadilhas de aprisionamento tecnológico e garantindo eficiência e economia na gestão empresarial.

Antes de se tornar comum esse cenário, a principal forma de comunicação dos ERPs com sistemas de outros fornecedores da empresa era por meio transferência de arquivos texto. Apesar de simples, diferenças de protocolos e padronizações dificultam dar escalabilidade desse modelo. É aí que o conceito de API ganha força.

API, o que é?

Uma API, ou interface de programação de aplicativos, é um conjunto de regras que permite que aplicativos troquem informações. Por exemplo, imagine um aplicativo de previsão do tempo em seu smartphone. Esse aplicativo “fala” com o sistema de software do instituto meteorológico por meio de APIs, obtendo dados meteorológicos diários para exibir em seu smartphone. As APIs são essenciais para a criação de soluções que necessitam de informações e colaboração entre sistemas e aplicativos.

Aprisionamento tecnológico

Alguém já ficou satisfeito com o valor pago na compra de uma impressora e surpreso com o valor do tonner ou cartucho de impressão no momento da reposição? E mesmo com o valor quase equivalente ao pago pela impressora, optávamos pela aquisição do suprimento.

Quando o cliente é essencialmente forçado a continuar usando um produto ou serviço, independentemente da qualidade, porque abandonar esse produto ou serviço não é simples, pois envolve alto custo financeiro, disposição de tempo e muita gestão para realizar a mudança, essa situação é conhecida pelo termo aprisionamento tecnológico. Porém, muitas vezes, o aprisionamento tecnológico não é tão escancarado quanto o exemplo citado, principalmente quando se trata de empresas para empresas.

Sistemas antigos, legados ou enxutos demais possuem dificuldade na integração, devido à sua arquitetura rígida. Customizações em sistemas não são baratas de ser realizadas, e muitos fornecedores transformam em produto essa oportunidade em seus modelos de negócio. Intencional ou não pelo fornecedor, o cliente nessa situação pode ter sido aprisionado tecnologicamente.

Mudanças de APIs

Sistemas que são desenvolvidos já prevendo baixa manutenção e buscando alta escalabilidade, como integrações por API, evitam surpresas de custos no momento em que sua empresa precisar integrar com terceiras partes. Porém, softwares desenvolvidos com boa qualidade também vêm acompanhados com custos iniciais proporcionais à qualidade investida.

Uma empresa que está crescendo inevitavelmente necessitará de soluções que utilizem APIs para integração com outros sistemas. Talvez não seja vislumbrada a necessidade no momento, no entanto, caso busque evitar a troca do motor do avião na decolagem, confira com os fornecedores dos sistemas da sua empresa o modelo adotado de boas práticas de desenvolvimento de softwares e a política de preços de melhorias e manutenção.

O futuro da gestão empresarial: integrando com eficiência através de APIs

A integração por APIs representa um marco na modernização dos ERPs, permitindo que empresas de todos os tamanhos gerenciem suas operações de forma mais eficiente e econômica.

Ao escolher sistemas com boas práticas de desenvolvimento e uma política clara de preços, sua empresa pode evitar o aprisionamento tecnológico e garantir uma transição suave para uma gestão integrada e escalável.

Investir em tecnologia moderna é preparar o terreno para um futuro sem limitações operacionais.

Reprodução de  e-Commerce Brasil

 

 

Compartilhe: