O futuro da indústria e o desenvolvimento sustentável

 

Sérgio Cavalieri, presidente da ADCE Brasil, Flávio Roscoe, presidente da Fiemg e Maria Flávia Máximo, presidente da ACDE Minas Gerais

 

 

 

Flávio Roscoe – Presidente da Fiemg

 

 

 

 

O Ceo da TNX Brasil, Sérgio Bezerra Mendes e o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.

A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE-MG) realizou, em outubro, um encontro de empresários na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para debater o “O futuro da indústria e o desenvolvimento sustentável do Estado”. O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe fez palestra sobre o tema. O evento foi coordenado pelo presidente nacional da ADCE, Sérgio Cavalieri e pela presidente da instituição em Minas Gerais, Maria Flávia Máximo.

Flávio Roscoe falou também sobre o potencial de Minas Gerais na geração de energia renovável e apresentou alguns números do setor produtivo de 2021.  Ele declarou que não existe desenvolvimento sem sustentabilidade e isso já é uma realidade concreta para a indústria. O presidente da Fiemg lembrou algumas iniciativas que já são práticas nas indústrias mineiras e citou o reuso de água e o aproveitamento de resíduos da produção. Ele também convidou os empresários a divulgarem as boas práticas ambientais e sustentáveis.  “A indústria permeia todas as nossas atividades e o que ela produz tem um efeito multiplicador positivo. Indústria sustentável é indústria competitiva”, observou.

Ele destacou ainda que diferentes setores industriais já estão priorizando a biomassa, que é matéria orgânica, como base para a produção energética. “O nosso papel na Fiemg é fomentar a energia renovável”.

Quanto aos números do segmento em Minas Gerais, o presidente da Fiemg informou que em 2021 a produção  mineira representou 23,8% do Produto Interno Bruto (PIB) e foi a responsável por 83% das exportações. No mesmo período, o setor respondeu por 61% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pelo estado. “A indústria é estratégica para dinamizar todo o setor produtivo, desenvolvendo e demandando tecnologia”.

O presidente da ADCE/Uniapac, Sérgio Cavalieri, destacou a importância do evento, a parceria longeva com Fiemg e a “possibilidade de fomentar o debate de temas importantes da indústria”. No mesmo tom, a presidente da ADCE-MG, Maria Flávia Cardoso Máximo, a acrescentou que a sustentabilidade deve estar sempre na pauta do segmento.

O CEO da TNX Brasil, Sérgio Bezerra Mendes, esteve no encontro e comentou a relevância da do debate. “Para nós, empresários, é fundamental estarmos próximos e afinados com o pensamento de crescimento econômico, que dá suporte ao desenvolvimento social, embasado no respeito à sustentabilidade e a governança, onde somos conscientes de que nosso papel é o de transformador cultural, através das boas práticas empresariais e do princípio da subsidiariedade, que agregam valor para toda sociedade”, declarou Sérgio Bezerra.

Redação TNX Brasil com Jornal Edição do Brasil – 15 a 22 de outubro de 2022

Compartilhe: