Os caminhos da transformação digital para resultados efetivos

(*) Carlos Rocha e Lukas Oliveira

Uma metodologia como o ERP pode contribuir para qualquer empreendimento

Sejam de pequeno ou grande porte, é inegável que as empresas devem acompanhar as evoluções tecnológicas para que tenham maior produtividade, otimização dos trabalhos e engajamento, tudo isso pensando em um escalonamento da lucrabilidade e expansão do negócio. Toda interação com o meio digital e soluções tecnológicas, por menores que possam parecer, viabilizam o crescimento da empresa e alavancam as vendas, possibilitando a redução significativa de custos, de erros em processos, e abrindo espaço para a inovação e para que colaboradores se empenhem no que realmente é necessário.

Pequenos passos podem ser dados rumo à transformação digital. Os gestores devem fazer estudo interno sobre o desempenho da empresa e verificar quais os principais percalços. A depender de cada caso, as empresas podem implementar desde um pequeno sistema de gestão ou até mesmo uma tecnologia de maior porte para que ocorra a solução e o resultado que deseja. Os benefícios são inúmeros: otimização do trabalho dos colaboradores, agilidade nas tarefas diárias, minimização de erros e falhas operacionais, alcance de possíveis novos clientes, aumento nas vendas e maior divulgação da marca. E, com isso, as tomadas de decisões por parte dos gestores podem ser dadas de forma assertiva.

Vale dizer que as tomadas de decisões dos gestores de negócios de quaisquer naturezas impactam no futuro daquela firma e nos próximos resultados a serem alcançados. Se realizadas de forma errônea, os investimentos ali colocados podem ser perdidos. Por isso, as tomadas de decisões devem ser feitas baseadas em dados e em fatos, gerados por solução integrada onde a empresa tem desde a parte de produção, de vendas, e a parte financeira, com contas a pagar e contas a receber.

Portanto, a transformação digital vai além da implantação da tecnologia no ambiente de trabalho. Ela, de fato, cria condições mais favoráveis ao crescimento da corporação e, consequentemente, à expansão dos negócios.

Diversos sistemas podem auxiliar nessas questões. Para cada área específica de uma empresa existe uma solução pensada e desenvolvida para tratar determinado problema e gerenciar aquela atividade. Quando todas as áreas estão “conversando” na mesma estrutura tecnológica as portas são abertas para o aumento da produtividade da empresa, com uma real queda de retrabalho e de falhas. É possível enxergar desde redução em custos operacionais, até o aumento na lucratividade da companhia.

Ainda existem gestores que tocam um pequeno negócio e costumam guardar os dados precariamente no computador, eventualmente em uma planilha de Excel minimamente organizada, e outros que preferem um livro ou caderno de anotações. Independente do tamanho do negócio, é primordial que essas pessoas comecem a pensar em digitalizar a empresa. Devem parar e pensar: qual passo a mais poderia dar para o crescimento do meu negócio?

Pesquisas demonstram que quase 80% das empresas já implementaram uma estratégia de digitalização. Dentro dessa estrutura, pensando em pequenas empresas que talvez façam a gestão de maneira mais precária há anos, através de cadernos e evoluíram para um processo de planilha, implementar uma pequena solução para um novo meio de pagamento ou para controle comercial já é um processo de automatização.

O primeiro passo, na verdade, é a conscientização do gestor a entender que a tecnologia chegou para ajudar e que realmente é necessária uma mudança de toda a estrutura comercial para que as atividades sejam otimizadas.

Sem dúvidas, a pandemia da Covid-19 acelerou esse processo de transformação digital. Mas também percebemos que nesse período de pandemia as empresas que não estavam preparadas para ter essa gestão baseada em dados e em meios tecnológicos não conseguiram perpetuar o seu negócio e, muitas delas, tiveram que encerrar suas atividades. Por isso, é preciso uma mudança de pensamento.

Seguindo os passos para essa transformação digital, a empresa pode procurar uma tecnologia que esteja faça a gestão integrada entre todas as áreas, como o ERP. Ele mensura exatamente quais são as lacunas daquela estrutura empresarial que sofrem maior dor no determinado momento, a partir disso o ERP começa a fornecer um remédio que é totalmente pensado para a empresa.

Por exemplo, se uma empresa de varejo que hoje não tem uma parte financeira estabelecida, com a implantação de um ERP ela pode ter os processos rapidamente automatizados, trazendo uma cultura mais digital onde as atividades desempenhadas pelas pessoas são otimizadas, eliminando as planilhas em papel que traziam inconsistências e, muitas vezes, dores de cabeça para o empresário.

O ERP com a tecnologia low-code é uma escolha ainda mais estratégica para a empresa, pois é mais ágil e eficaz. Em curto prazo, ela contribui para o negócio como um todo, garantindo assim que os problemas em relação ao controle, processo e a integração de informações sejam rapidamente solucionados.

Desta forma, podemos perceber que escolher uma metodologia como o ERP pode contribuir com a transformação digital de qualquer empreendimento, para que ocorra a modernização dos negócios e o aumento de uma melhor gestão. Após os primeiros passos dados e o surgimento dos resultados esperados, a companhia pode, enfim, caminhar rumo à hiperautomação – onde a inteligência artificial, com tecnologias avançadas, está totalmente integrada com os processos empresariais.

(*) Carlos Rocha é diretor da CIGAM DF e GO. Lukas Oliveira é executivo Comercial da CIGAM DF e Goiás.

Reprodução de Monitor Mercantil

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