Principais erros e indicadores na gestão hospitalar

A gestão de um hospital é fundamental para o seu bom funcionamento, afinal é ela que garante o alcance de metas, a qualidade dos serviços e, é claro, a lucratividade. Mesmo assim, muitas instituições sofrem com erros de gestão e quando esses aspectos são solucionados os benefícios gerados são muitos. Entre os principais erros estão ausência de planejamento, falta de padrões e processos, comunicação ineficiente, equipes mal treinadas, desatenção aos indicadores e a não valorização de pessoas e da jornada do paciente.

Para elaborar um planejamento estratégico eficiente de gestão hospitalar é preciso entender alguns dos principais indicadores, que determinam o grau de excelência das instituições de saúde. Analisar continuamente esses números ajuda a aperfeiçoar a qualidade do cuidado, garantindo mais segurança, além de beneficiar o trabalho de gestores e da equipe assistencial como um todo.

Monitorar indicadores significa entender a realidade hospitalar, conhecendo quais áreas têm melhor desempenho e quais podem ser aprimoradas. Para otimizar a qualidade operacional é preciso ter atenção aos principais indicadores de qualidade hospitalar, como taxa de ocupação e mortalidade, média de permanência, produtividade, experiência do paciente, análises de custos, entre outros.

Confira abaixo dicas para uma boa gestão hospitalar.

    • Implemente um planejamento estratégico e um sistema de melhoria contínua;
    • Valorize o capital humano por meio de incentivos, treinamento e capacitações;
    • Tenha uma gestão financeira eficiente;
    • Invista no atendimento humanizado ao paciente;
    • Mantenha a estrutura do hospital bem equipada com todos os recursos necessários para entregar um serviço de qualidade;
    • Aposte na inovação, usando a tecnologia como um fator de diferenciação;
    • Fortaleça vínculos com fornecedores, criando uma rede de credibilidade e eficiência.

 Reprodução de: Portal Hospitais do Brasil

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