(*) Mateus Magno
Muito se comentou sobre a importância da transformação digital para as pequenas e grandes empresas nos últimos anos, mas as médias empresas acabaram ficando um pouco de lado nessas discussões. Entretanto, é fundamental entender que elas também precisam se atualizar ( e rápido!) para acompanhar as tendências de comportamento da sociedade e, consequentemente, dos consumidores, para continuarem a ser competitivas dentro de um mercado que está em constante metamorfose.
A realidade é que, na era digital, companhias de todos os tamanhos devem se adaptar ao novo mercado se quiserem sobreviver e prosperar. Ao mesmo tempo, os empreendedores devem ficar atentos para criar empresas com soluções que possam digitalizar processos que antes eram feitos manualmente, como aconteceu na pandemia de Covid-19 onde muitas companhias nasceram para adotar o conceito de transformação digital.
De acordo com a plataforma Neoway, empresa de Big Data Analytics e Inteligência Artificial, 10 milhões de empresas foram abertas no Brasil. Só que metade delas já fecharam as suas portas. Dentre os setores mais prejudicados está a área de serviços com 65% do total (2,8 milhões de corporações) e comércio alcançou 1,3 milhão de instituições falidas e a indústria fechou 303 mil.
Outro dado interessante mostra que 89% das pequenas e médias empresas enxergam a digitalização como fundamental para o crescimento e continuidade dos negócios, e 54% delas acreditam que a prioridade nos planejamentos são as transformações tecnológicas, segundo a Oxford Economics.
Outra pesquisa do Comitê Brasileiro do Observatório Iberoamericano de Micro, Pequenas e Médias Empresas mostra ainda que 62% das micro, pequenas e médias companhias investem na digitalização dos seus negócios, enquanto 27% delas têm um colaborador responsável pela Transformação Digital.
Mas por que é tão essencial que as médias empresas invistam nela e levem esse tema muito mais a sério? Um dos benefícios mais significativos é o aumento da eficiência nos negócios e a sustentabilidade na relevância das organizações. As tecnologias digitais, como softwares de automação, têm o potencial de simplificar os processos e reduzir tanto o tempo quanto o esforço necessário para realizar tarefas repetitivas, o que ajuda as organizações médias a economizar dinheiro, aumentar a produtividade e melhorar significativamente seus resultados.
A transformação digital também é capaz de aprimorar o envolvimento e a satisfação dos consumidores, pois, com o surgimento e a popularização das mídias sociais e plataformas online, as companhias podem manter contato com os clientes o tempo todo – e, nesse novo momento, eles de fato esperam que as marcas estejam disponíveis e interagindo em todos os canais digitais de maneira fluida, livre de atritos e em jornadas pensadas para antecipar suas necessidades através da hiper personalização. Nesse sentido, implementar tecnologias baseadas em inteligência artificial, machine learning, usar dados como fonte de geração de inteligência, ferramentas como chatbots e softwares de monitoramento, geração de insights de conteúdo para mídia social e análise de tendências, permite que as instituições de médio porte possam se relacionar com o público em tempo real e fornecer uma experiência única e personalizada ao cliente.
Outra vantagem da digitalização são os ganhos com a análise de dados aprimorada, já que isso permite que as organizações possam coletar e examinar enormes quantidades de informações sobre comportamento, preferências e tendências de consumo da população e, a partir do que foi captado, tomar decisões mais bem informadas e assertivas sobre estratégias de marketing, desenvolvimento de produtos e relacionamento com o cliente.
Ao observar todos esses benefícios e o cenário atual, fica evidente que para as médias empresas a transformação digital já é uma realidade em seus processos internos e está inserida no cotidiano dos líderes. Agora, o grande desafio dessas companhias é ser cada vez mais ágil nas operações, resolver os seus problemas de maneiras diferentes, gerar cada vez mais valor para os seus clientes e usuários, além de ser mais eficiente no dia a dia em todas as áreas.
Dessa forma, se transformar em um ecossistema digital ou fazer parte de um é um caminho sem volta para as empresas. Conhecer o comportamento dos clientes, antecipar as necessidades deles por meio da hiper personalização é chave para quem quer seguir vivo e se tornar relevante e a utilização de AI, machine learning construindo modelagens de jornadas baseadas em clientecentrismo passam a ser o básico na agenda das empresas. Pense nisso.
(*) Mateus Magno, CEO da Sambatech e Samba Digital.