Sistema organizacional: o “quê” da transformação empresarial

Mudar um elemento organizacional tende a desalinhar outros. Isso porque uma organização é um sistema de elementos interdependentes.

Marcos Noll Barboza

 

Muito se fala sobre o “como” dos processos de transformação, mas pouco sobre “o que”. Existe uma riqueza de artigos e livros sobre “change management” ou gestão de processos de mudanças. Mas não vemos muita coisa sobre o que mudar.

Isso parece natural na medida em que aquilo que se quer mudar ou transformar é específico ao contexto em si do processo de mudança. Temos visto alguns temas recorrentes de transformação, notadamente, a transformação digital. Mas, para além disso, o que mudar parece ser altamente específico. Mas será mesmo?

 O que é uma empresa?

Uma empresa é um sistema com vários elementos interligados que precisam estar em alinhamento. O problema é que, quando promovemos mudanças, muitas vezes esquecemos disso e, ao mudarmos um elemento, o mesmo pode ficar desalinhado com outros.

O desafio, portanto, é promover mudanças necessárias em todos os elementos para que o novo sistema fique alinhado e consistente. Mas que elementos são esses?

Alguns desses elementos são bem conhecidos, outros nem tanto. Elementos como estratégia, estrutura e processos, para citar os mais óbvios, são bem conhecidos. Sabemos que ao mudar a estratégia, precisamos garantir que a estrutura esteja adequada para sua execução. Mas como nos certificarmos de que nenhum elemento organizacional importante nos escape e que não tenhamos o risco do organismo ficar desbalanceado?

Esse foi um desafio que me propus: mapear todos os elementos organizacionais relevantes, organizá-los e identificar as interdependências diretas e indiretas. O resultado disso foi o que chamei de Sistema Organizacional.

Quais são os cinco módulos do Sistema Organizacional?

O primeiro módulo chamei de Institucional, e é composto por premissas, stakeholders, missão e identidade, sendo o módulo que dá base aos demais.

O segundo módulo é o de cultura e é formado por valores, comportamentos, estilo de liderança, práticas, rituais e linguagem.

O terceiro é o módulo estratégico, composto por visão, portfólio, marca, competências, competitividade e direcionamento.

Já o quarto módulo é o operacional e inclui arquitetura, processos, atividades, pessoas, parceiros, recursos e tecnologia.

O quinto e último módulo é o de gestão, composto por governança, políticas, planejamento e budget e modelo de gestão. Ao todo, são vinte e sete elementos organizacionais.

A sugestão ao promover mudanças, então, é a seguinte: ao mudar um elemento organizacional, tente avaliar que outros elementos precisam também sofrer mudanças para que o sistema mantenha seu alinhamento.

Marcos Noll Barboza  Colunista da Exame é um executivo do setor de serviços, atualmente atuando como CEO na Cultura Inglesa com base em São Paulo, Brasil. É também membro do YPO.

Reprodução de Exame

 

 

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