SoftExpert: pesquisa focada em inovação
Integração de processos, compliance, governança e inovação com métodos ágeis e colaborativos aceleraram a transformação digital nas empresas e a substituição de sistemas satélites e planilhas. A SoftExpert cresceu justamente oferecendo soluções de gestão de negócios, ambiental, de projetos e governamental.
O mercado internacional também contribuiu para o ritmo de crescimento da empresa, que conta com nove subsidiárias e usuários em cerca de 50 países. “A venda recorrente na carteira de clientes, contando com o C-level e TI corporativa, nos proporciona um aumento significativo de rentabilidade combinado com a redução do TCO (total cost of ownership) e elevação do retorno sobre o investimento”, afirma Ricardo Lepper, fundador e presidente da SoftExpert.
Os mercados altamente regulados, como as áreas financeira e de ciências da vida, além de setores emergentes em gestão profissional como os de TI, software e serviços, vêm impulsionando a presença em novas contas. Destaque pelo quarto ano consecutivo, a SoftExpert registrou crescimento de 26,9% na receita líquida e uma rentabilidade de 22,5% sobre as vendas, de acordo com o levantamento do Anuário Informática Hoje.
“Um dos pilares da SoftExpert em seus 28 anos de história foi e seguirá sendo a inovação com times de pesquisa e desenvolvimento direcionados a novos conceitos e tecnologias, além de alianças com parceiros estratégicos e globais, fomentando nosso ecossistema para aumentar os diferenciais em diversas verticais nos setores público e privado, além de acelerar a maturidade em tecnologias como IA e machine learning, IDP (processamento inteligente de documentos), RPA (automação de processos robóticos) e ominicanalidade, estruturando ofertas competitivas”, diz Ricardo.
A SoftExpert fortaleceu sua atuação por meio das nove subsidiárias e alianças estratégicas, ampliando participação em contas globais.
Para aumentar o número de departamentos e demandas atendidos em cada uma das principais verticais consumidoras de tecnologia, especializou sua suíte de soluções. Avançou também em plataformas no-code/low-code atendendo novos mercados que demandam sistemas especialistas. Outro objetivo estratégico, de acordo com ele, é aumentar sua participação ao redor do mundo: “Conseguir se adaptar às características e particularidades desses mercados e regulamentações é chave para seguir crescendo”.
O ESG subiu no ranking das novas oportunidades de negócios para a SoftExpert, da mesma forma que outros modelos normativos e regulamentares atendidos por sua plataforma. “Oferecemos um modelo de governança corporativa multirregulamentar, automatizando a gestão e os requisitos relacionados ao ESG com um portfólio de boas práticas e controles, incluindo indicadores de desempenho, riscos, políticas e procedimentos, iniciativas e planos de ação”, explica Ricardo.
Para ampliar o market share em mercados e territórios onde atua e aumentar a rentabilidade da carteira de clientes, Ricardo conta que a empresa está fazendo aquisições societárias: “A estratégia é fortalecer as alianças regionais ou globais com empresas de tecnologia e de serviços que sejam complementares e alinhadas com os mercados alvo, incluindo as opções de joint-venture”.
A SoftExpert conta com unidades de negócio em nove países, mais de 500 funcionários, 2 mil clientes e 300 parceiros ao redor do mundo.
Reprodução: Página 48 – Anuário Informática Hoje – 2023