O novo imperativo
A pandemia e os desafios sem precedentes dos últimos três anos colocaram à prova CEOs e suas equipes de gestão. Após a pandemia, a maioria dos gestores das grandes empresas está aproveitando a oportunidade para transformar mais e mais rápido que nunca—o que chamamos de “transformação comprimida”— e confirmando que todas as estratégias implicam em mais tecnologia. Apelidamos estas companhias de “Transformadoras”.
Algumas organizações vêm mudando discreta e sistematicamente o jogo em suas indústrias, impulsionando um novo imperativo. Estas são as Reinventoras, que utilizam sua experiência como Transformadoras para abraçar a Total Enterprise Reinvention.
Nossa pesquisa mostra que só 8% das companhias se movimentam para adotar uma estratégia de Total Enterprise Reinvention. A maioria—86%—é de Transformadoras. Estas focam em transformar parte de seus negócios em vez de tudo e tendem a tratar a transformação como um programa finito, não um processo contínuo. Muitas, no entanto, começam a reconhecer a importância de uma nova fronteira de performance—cerca de metade das Transformadoras (43%). De fato, este grupo diz aspirar definir um novo nível de desempenho em seu setor por meio de seus programas de transformação. Estas “Transformadoras ambiciosas” são as mais bem preparadas para se tornarem Reinventoras. Seis por cento das organizações são o que chamamos de “Otimizadoras”, concentradas em transformação funcional limitada em escopo e ambição. Para elas, tecnologia não é um agente significativo de suas transformações.
Uma estratégia que visa estabelecer uma nova fronteira de performance para as companhias e, na maioria dos casos, para os setores em que operam. Centrada numa forte essência digital, ela ajuda a impulsionar crescimento e a otimizar as operações.
O momento é agora
Total Enterprise Reinvention requer uma reinvenção contínua e dinâmica. Ela torna-se uma força unificadora na alta direção e em todas as funções e áreas da empresa, porque, por definição, todos são envolvidos e responsáveis pelo seu sucesso. Ela requer uma perspectiva de fora para dentro que conecte o que ocorre na empresa com o que acontece no mundo. E exige novas habilidades e maiores capacidades de entendimento de tecnologia, gestão da mudança, comunicação e como alavancar parceiros para obter resultados mais rapidamente.
Companhias que adotam a Total Enterprise Reinvention apresentam seis características:
- A reinvenção é a estratégia.Não é mais uma alavanca de execução.
- A essência digital torna-se a principal fonte de vantagem competitiva.Ela alavanca o poder da nuvem, dos dados e da IA por meio de um conjunto interoperável de sistemas na empresa que permite o rápido desenvolvimento de novas capacidades.
- A reinvenção vai além do benchmark, apoiada na arte do possível.Tecnologia e novas formas de trabalhar criam uma nova fronteira de performance.
- Estratégia de talento e impacto nas pessoas são vitais para a reinvenção, não uma consideração a ser deixada para depois.Estas empresas avaliam a gestão da mudança como uma competência essencial.
- A reinvenção não tem limites e derruba silos organizacionais.Ela lida com capacidades end-to-end.
- A reinvenção é contínua.Não se trata de um programa pontual, mas de uma capacidade executada permanentemente pela organização.
Definição de uma nova fronteira de performance
Ao abraçar a reinvenção, as companhias estabelecerão uma nova fronteira de performance. Nossa pesquisa mostra como a Total Enterprise Reinvention impulsiona resultados claros e significativos para as organizações Reinventoras.
Impacto financeiro
As Reinventoras reportam maior alta incremental da receita, redução substancial de custos e melhora dos dados contábeis.
Velocidade da tecnologia sobre os resultados
66% das Reinventoras afirmam que a entrega da estratégia da reinvenção acontece mais rápido do que transformações anteriores.
Valor 360°
76% das Reinventoras dizem que estabelecer metas não financeiras é muito importante, em comparação com 32% das Transformadoras e 10% das Otimizadoras.
A Total Enterprise Reinvention melhora a performance de várias métricas de valor não financeiro.
Total Enterprise Reinvention: Seis características diferenciais
- Reinventar é a estratégia
- A essência digital torna-se a principal fonte de vantagem competitiva
- A reinvenção vai além do benchmark, apoiada na arte do possível
- Estratégia de talento são fundamentais para a reinvenção
- A reinvenção não tem limites e ela derruba silos organizacionais
- A reinvenção é contínua
Como se tornar uma Reinventora
Acreditamos que todas as empresas precisarão adotar a Total Enterprise Reinvention como estratégia nos próximos anos. Aqui estão quatro categorias de perguntas para ajudar a moldar um caminho a seguir.
- Ambição e estratégia
- Onde está sua empresa hoje: ela é uma Reinventora, uma Transformadora ou uma Otimizadora?
- Você definiu a fronteira de performance da sua companhia: e como ela se comporta diante do benchmark de seu setor e de outras indústrias relevantes? Você se equipara às lideres ou passou a definir os novos parâmetros?
- Toda a sua alta direção é considerada responsável (esta é uma métrica principal) pelo sucesso de seus programas de transformação atuais ou é o gestor da função ou da área o principal responsável?
- Talento
- Os gestores possuem conhecimento suficiente em tecnologia para entender a arte do possível e o que ela pode fazer para impulsionar a reinvenção?
- Será que você detém as capacidades de gestão de mudança para apoiar a sua jornada de transformação contínua ou você as busca para cada projeto de transformação?
- Você usa dados para mensurar sua transformação, e o mesmo formulário de avaliação é usado para todos os programas?
- Essência digital
- Como você analisaria sua essência digital? Qual o grau de maturidade e quais as lacunas conhecidas?
- Será que a habilidade para usar os investimentos em tecnologia a fim de alcançar sustentabilidade e outros objetivos de valor 360° e quaisquer impactos negativos está formalmente incluída nas decisões de investimentos em tecnologia?
- Iniciativas de transformação atualmente em curso
- Será que os líderes de suas iniciativas de transformação atuais são capazes de articular as mudanças que vão ocorrer em toda a empresa, e será que eles estão usando métricas que permitem uma visão multifuncional?
- Podem os seus gestores articular a estratégia de parcerias para cada programa de transformação, como essa estratégia lhes permite entregar resultados mais rápido e aumentar a certeza de resultados e como o parceiro se enquadra em sua estratégia de talento?
Reprodução de: Accenture