Transformação Digital é “questão de sobrevivência”

Painel apresentado por executivos da Dell Technologies tratou das propostas estratégicas da empresa para os próximos anos, que envolvem inserção em mercados com grande potencial tecnológico

A Dell Technologies organizou nesta quinta-feira (16) o painel de debates “Acelere a transformação em qualquer lugar: Novas soluções do presente para o futuro”, em que discutiu os novos passos da corporação visando se aproximar de economias e verticais com um largo potencial de desenvolvimento nos próximos anos.

Segundo os executivos, a Transformação Digital já não é mais uma questão de diferencial competitivo, mas de sobrevivência. Isso se deve especialmente ao período pandêmico, com todas as economias movendo seus ativos aos meios digitais. O impacto dessas mudanças aceleradas levou muitos negócios a se destacarem ou a desaparecerem.

Na visão de Patrícia Tosmann, diretora sênior de Vendas na Dell, com esses novos olhares, a empresa pretende se aproximar ainda mais dos clientes, com vistas a aproximar os setores de TI e inovação do core business, tornando-os mais preparados para atuarem em uma nova realidade digital.

“Isso traz mais agilidade e capacidade de adaptação diante das novas mudanças. Definir e implementar tecnologias com mais sentido, treinando os usuários dessas estruturas digitais, reduzindo custos e disponibilizando dados seguros mais próximos do cliente. Nosso desafio é trabalhar a coleta desses dados, torná-los disponíveis e já saber como podem ser usados”, disse Patrícia.

Como demonstração dessa nova realidade na qual a companhia pretende investir, os palestrantes citaram a fábrica de soluções da Dell instalada em Hortolândia, que aplicou produtos com IoT, Inteligência Artificial e Machine Learning com o intuito de automatizar as instalações.

“A nossa proposta agora é sair dos campos de pesquisa e inovação para ingressar na implementação com as nossas soluções constituídas. Esse exemplo da fábrica da Dell é interessante por inserirmos lá soluções de indústria 4.0, mas também podemos falar do uso dessa transformação em outros segmentos de negócio, como no setor hospitalar, educacional, entre outros”, exemplifica Fábio Gordon, gerente de Soluções de Datacenter da Dell.

Emergentes em TI

Os executivos da organização também ressaltaram outros mercados de tecnologia capazes de assumir papéis de protagonismo nos próximos anos.  O jornalista e pesquisador Ronaldo Lemos trouxe exemplos desses avanços no continente africano, como a disseminação da rede 5G pelos bairros populares de Nairóbi e a aplicação precoce de um método de pagamento em tempo real baseado em SMS no Quênia.
“Dessas experiências no mercado africano, também podemos incluir três lições importantes: é um continente com uma média de idade baixa; é uma das regiões do mundo com mais investimentos em conectividade; e é bastante dedicado aos princípios de sustentabilidade e dos estilos de vida tradicionais desses povos. Essas três questões ainda devem gerar muitas oportunidades para a África nos próximos anos”, concluiu Lemos.

Reprodução de Decision Report

 

Compartilhe: